Por Redação
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), ligado à Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, vai realizar a Oficina de Preparação à Resposta Rápida ao Sarampo para enfermeiros das redes públicas e privadas da cidade. Apesar do município não ter registro da doença desde 2021, a ação se faz necessária para orientar os profissionais de saúde sobre como proceder se casos suspeitos aparecerem. A oficina vai acontecer na Universidade Estácio de Sá, em Alcântara, nos dias 28 e 29 de abril.
A oficina vai oferecer treinamento para identificação com clareza, mesmo que a doença esteja no início, garantindo resposta rápida e eficaz a qualquer caso suspeito de sarampo. Durante a oficina, os participantes também farão dinâmicas de grupo e avaliações de casos. O aprendizado deverá ser aplicado na rotina profissional e também replicado para os demais funcionários da unidade de saúde.
“Vamos ensinar, mas também trocar experiências. A intenção é fortalecer a vigilância e controle do sarampo. O Ministério da Saúde ofereceu essa oficina para alguns municípios do Estado do Rio no ano passado com o objetivo de que os presentes repassassem as informações para as unidades de saúde. E é isso que vamos fazer nessa oficina municipal, já que há casos confirmados em outros municípios”, explicou a coordenadora do Cievs, Andressa Moraes.
A iniciativa é uma parceria do Cievs com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), Subsecretaria de Atenção Básica e Subsecretaria de Saúde Coletiva com a Coordenação de Imunização, Vigilância Epidemiológica e Hospitalar.
Sarampo – A doença infecciosa e contagiosa pode ser prevenida com vacina. Desde o início deste mês, a Coordenação de Imunização da Secretaria realiza ação de bloqueio em locais públicos e privados. O imunizante aplicado é o tríplice viral, que protege contra as formas graves do sarampo, caxumba e rubéola. Ele pode ser aplicado nos gonçalenses entre seis meses e 59 anos que ainda não estejam imunizados. A ação vai continuar nos próximos meses.
A atualização da caderneta de vacinação pode ser feita em qualquer sala de vacinação durante todo o ano. As cadernetas são avaliadas pela equipe, assim como a condição clínica do paciente para a aplicação das vacinas. Além da tríplice viral, todos os outros imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI) estão disponíveis.