Por Alexandre Soares
Olá, futuro(a) Aprovado(a), trago aqui minha experiência em concurso público por ter sido aprovado em 16º para Auditor Fiscal do Município de Paty do Alferes (RJ), 23º para Sargento do Exército, Analista do Governo RJ e Especialista em Previdência Social do Governo RJ) sem pretensão de esgotar o assunto.
Entenda primeiramente que ninguém absorve 100% de tudo que ler de imediato, só depois de muita repetição que todas as informações vão se acomodando na sua memória. Porém, as dicas abaixo são para com o mínimo de repetição necessária, você chegar perto dos 100% de retenção do conteúdo do seu PDF. A falta de tempo suficiente também é um fator predominante, porque se você precisa enfiar o edital do seu concurso na sua cabeça em poucos meses, isso fará com que você não consiga ler com qualidade o seu PDF e com a quantidade necessária para que ocorra a repetição.
Saiba agora a diferença entre LER e APRENDER. De forma bem simples e objetiva entenda que LER significa que o leitor só está passando os olhos no texto, sem retenção do conteúdo, aí quando ele(a) parte para a resolução das questões, infelizmente ele(a) tem o desprazer de não lembrar de nada. Essa é a famosa leitura passiva. Você só está recebendo as informações, mas não está decodificando elas para que sejam feitas as conexões neurais necessárias na sua memória.
Já APRENDER o conteúdo, o estudo ativo, é você fazer associações com o que você está lendo com fatos, acontecimentos, coisas do seu dia a dia que o seu cérebro já tem guardado. Isso se dá para você criar pistas e gatilhos para quando você evocar a sua memória, ao invés de tentar lembrar de tudo, você precisará lembrar apenas de um gatilho, uma pista, uma palavra-chave, um acontecimento, que o resto das informações virá. É como você primeiro achar a ponta da corda e segurar firme nela, depois você irá puxá-la até chegar ao final da corda. Pegou a visão? Crie também minitextos na cabeça com um grupo de palavras chaves, interaja com o que estiver lendo (grife, circule e ilumine as palavras chaves).
Por fim, a leitura ativa é você "jogar para dentro da sua memória" as informações e depois "jogar para fora" com as suas palavras, seja escrevendo em um papel, seja explicando para alguém, seja fazendo mapas mentais, seja fazendo resumos ou coisas do tipo. Esse movimento de "entra e sai" faz com que você fique testando a sua memória e, consequentemente, você estará estimulando seu cérebro a fazer as conexões neurais necessárias para a construção de uma memória robusta e duradoura.
Fazendo isso, quando você se deparar com uma questão e buscar a alternativa correta, mesmo por eliminação, mesmo por lógica, suas chances de acerto aumentarão, porque você tem consolidado na sua memória o contexto da informação, de forma macro e não decorado apenas uma palavra. Quando a gente decora uma palavra, se esquecermos ela na hora da prova, já era, mas quando a gente cria um contexto daquelas informações com pistas e gatilhos, a gente consegue construir um caminho mais rápido até chegar à resposta. As informações estão guardadas no nosso cérebro, mas muitas das vezes a gente não sabe o caminho a percorrer dentro da nossa memória para chegar até elas, muito menos se desviar dos obstáculos da nossa mente. É ou não é? Não fique refém de uma palavra decorada, porque ela pode te abandonar. Sabendo agora dessa diferença, você NÃO irá mais somente ler e sim APRENDER o que estiver lendo.
Como sugestão, execute este passo a passo quando for ler o seu PDF:
1. Não coloque meta de páginas para ler, coloque meta de
tempo.Por exemplo, não coloque na sua cabeça que você deve ler 80 páginas da aula 01, programe sua mente para ler 45 minutos do PDF 01.
Resultado esperado: meta de página faz com que a retenção do conteúdo fique ruim, porque você quer ler rápido para bater a meta e acaba deixando várias coisas importantes para passar.
2. Entenda que produtividade é a mãe da performance.
É melhor você ler 30 (trinta) páginas retendo o máximo de conteúdo do que você ler 80 (oitenta) sem reter quase nada. Ser produtivo é melhor do que estar com apenas a sensação de alta performance. A sensação de ter aprendido a matéria é um grande inimigo do concurseiro.
3. Evite ler depois do almoço ou jantar ou quando tenha comido algum pesado.
Isso dá um sono danado e prejudica a retenção de conteúdo, mas se você só tiver esse horário, aí não tem jeito.
4. Marque seu PDF, sublinhe ele, as partes mais importantes, para lacrar, explique para alguém, com as suas palavras, o que você leu e aprendeu.
Isso faz você fixar mais o conteúdo.
5. Não fale enquanto você estiver lendo. Isso prejudica a retenção do conteúdo. Apenas se concentre e leia "com os olhos".
6. O que você estiver lendo, associe a alguma história que você teve uma conexão emocional. Esse macete faz você registrar melhor o conteúdo, porque quando estamos em um estado emocional bom, o cérebro fica mais sensível a gravar as informações, ele verá que aquilo que você está estudando é importante. O cérebro descarta as informações que ele julga não ser importante, por isso temos que convencer ele a entender que aquela informação é relevante para você. Se você conseguir colocar uma carga emocional no que estiver lendo, seu aprendizado será melhor, acredite! O cérebro busca as informações por vários caminhos e quando existem emoções ou fatos marcantes associados ao seu aprendizado, as barreiras que existem no percurso até chegar as informações, que estão estocadas na sua memória, são desviadas. Pegou a visão? Esse macete é excelente para quem tem branco e para quem ler, ler, ler e não consegue fixar o que está lendo.
No mais, querendo aprofundar ainda mais no assunto, comece a me seguir no Instagram(@profportuguesalesoares), porque sempre estou postando assuntos relevantes sobre o mundo dos concursos públicos. Até lá!
Dicas para você ler o PDF de forma eficiente
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura