O ‘Amigo Secreto’ já faz parte das festas de fim de ano. A tradição de presentear amigos e parentes com base em sorteio vai movimentar cerca de R$ 7,5 bilhões este ano. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que, neste Natal, 42% dos consumidores devem aderir à brincadeira.
O número representa um aumento de 9 pontos percentuais em relação a 2018. Estima-se que 66,3 milhões de pessoas participem de pelo menos um `Amigo Secreto´ ou ‘Amigo Oculto’, como também é chamado, no trabalho ou na família. Movidos pelo clima de celebração (59%), com a intenção de dar lembranças sem gastar muito (36%) ou para fazer parte da socialização (12%), diferentes motivos levam à comemoração.
A média de valor dos presentes ficará em R$ 67,70, de acordo com os entrevistados. Especificamente nas classes C e D, o gasto esperado é de R$ 50,00. Praticamente metade (49%) dos entrevistados pretendem participar de apenas um evento e outros 39% de dois. Em média, os consumidores pretendem participar de quase dois eventos de amigo secreto. A maioria (72%) realizará a brincadeira entre os familiares, seguidos daqueles que farão o amigo secreto entre amigos (38%) e colegas de trabalho (29%).
É muito importante manter a tradição do Natal, não só os enfeites e os presentes, mas também o hábito de nos unirmos. É um período que nos proporciona o resgate de valores, que estimula a solidariedade, o perdão e a amizade. É neste clima de encontros que buscamos agradar a quem amamos e demonstrar o quanto significam para nós. Boas festas e um ótimo fim de ano. Unidos somos mais fortes.