Por Redação
Segundo informações noticiadas pela imprensa, instabilidade no sistema bancário do Itaú ocasionou que clientes identificassem créditos e débitos repentinos em suas contas e, em seguida, a impossibilidade de acesso ao aplicativo do banco. Clientes do banco verificaram inconsistência em seus extratos na manhã desta quinta-feira (3). Além, de saques não identificados e entrada de dinheiro não especificado, houve relatos de valores de pagamentos feitos que retornaram às contas.
A informação teria sido obtida a partir de reclamações de consumidores na rede social twitter, no qual, inclusive, o banco teria informado a respeito do problema por meio de sua conta oficial "Itaú #FeitoComVc (@itau)", nos seguintes termos: "Oi. A gente pede desculpas pela situação, mas estamos com uma intermitência e o time de sistemas já está trabalhando pra regularizar a consulta do extrato/saldo."
Considerando a essencialidade do serviço bancário, bem como o dever de continuidade na prestação do referido serviço, o Itaú terá 5 dias para apresentar esclarecimentos.
Dentre as questões que devem ser explicadas, estão: o que causou a falha no sistema bancário, qual a previsão de regularização, se os dados dos consumidores foram afetados, quais providências e procedimentos foram adotados pela empresa para com os consumidores que tiveram valores alterados de suas contas e quais medidas foram tomadas para reduzir eventuais danos experimentados pelos consumidores que foram impossibilitados de utilizar o serviço do Itaú.
"A falha dos serviços bancários ocasionou transtornos a muitos clientes e cabe ao Procon Carioca apurar, fiscalizar e cobrar providências", esclarece Igor Costa, diretor executivo do órgão.