A Praia do Sossego, na Região Oceânica de Niterói, será liberada para os banhistas neste sábado (21). O local passava por obras de infraestrutura há cerca de três meses, com a construção de uma escada de pedra com corrimão, para facilitar o acesso dos visitantes à praia.
A revitalização do acesso era uma demanda antiga dos frequentadores da Praia do Sossego. De acordo com a Prefeitura de Niterói, o projeto foi desenvolvido pensando no paisagismo rústico do local. Ações de reflorestamento também foram implantadas, resultando no plantio de 400 mudas de espécies nativas para a recomposição florística da paisagem. O acesso ao local ficou interditado para garantir a segurança dos frequentadores.
A área também vai ganhar um mirante, uma guarita para a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal e um espaço com banheiro e chuveirão. O projeto também inclui canteiros rebaixados que captam, limpam e infiltram a água, como uma forma de drenagem.
Para a realização da obra, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói teve que assinar um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com o Ministério Público. A medida foi necessária porque a praia é uma área de conservação ambiental, que faz parte Parque Municipal de Niterói (Parnit) desde 2014.
As intervenções na Praia do Sossego são custeadas pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente e as melhorias estão em conformidade com os demais investimentos que estão sendo realizados pelo Programa Região Oceânica Sustentável - Pro-sustentável, que está implantando a infraestrutura de visitação, gestão e proteção dos ecossistemas no Parnit.
Praia do Sossego é liberada para os banhistas
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura