Governo do Rio autoriza a convocação de mais 2,5 mil docentes

Mais 2,5 mil candidatos classificados aprovados no Processo Seletivo Interno da rede estadual de ensino vão poder realizar a migração da carga horária de 18 para 30 horas semanais - Foto: Divulgação/Seeduc

Educação
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador Cláudio Castro autorizou a convocação de 2,5 mil candidatos classificados aprovados no Processo Seletivo Interno da rede estadual de ensino para realizar a migração da carga horária de 18 para 30 horas semanais. O anúncio foi feito na edição do Diário Oficial. Com a medida, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, completa o número de 5 mil docentes que farão a mudança até o final do ano.

"A ampliação da carga horária dos nossos professores vai ao encontro das nossas ações para qualificar a educação e, com isso, termos mais professores em sala de aula e um ensino forte. Além disso, promover os nossos agentes públicos também é uma das premissas do nosso governo", ressalta Castro.

O edital convoca professores para as áreas de Matemática, Língua Portuguesa / Literatura, Inglês, Espanhol, História, Ciências Físicas e Biológicas, Arte, Geografia, Química, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Formação de Professores, Sociologia, Ensino Religioso, Enfermagem, Economia e Mercado, Direito e Legislação, Administração e Informática.

"Vamos continuar trabalhando firme para seguir com as migrações, aumentando o número de professores em sala de aula. Isso demonstra o compromisso que o governo tem com os docentes e com um diálogo respeitoso que, aliado a uma gestão séria, vai dar resultados muito positivos para o ensino", afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Até o momento, 2.069 profissionais já concluíram este processo. Os rendimentos dos professores que concluírem este processo serão atualizados de acordo com a tabela de vencimentos do Professor Docente I - 30h, assim que a folha de pagamento processar a alteração de jornada, o que deve ocorrer no pagamento seguinte à migração. A mudança de regime será aplicada em todas as áreas da carreira do docente, incluindo benefícios que serão levados para aposentadoria, com remuneração proporcional à nova jornada.