Cederj tem vagas em curso gratuito e a distância de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Inscrições para o curso de Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, voltado para professor da Educação Básica em escola pública situada no estado do Rio, estão abertas - Foto: Freepik

Educação
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As inscrições para o curso de Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, voltado para professor da Educação Básica em escola pública situada no estado do Rio de Janeiro, estão abertas pela página https://extensao.cecierj.edu.br/cursos/educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva/. O curso é gratuito, realizado na modalidade a distância e o certificado será concedido pelas universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) e Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), participantes do Consórcio CEDERJ. A iniciativa conta com apoio da Diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

São ofertadas 15 mil vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, que ficará aberta até o dia 12 de janeiro de 2025. Após encerradas as inscrições, será realizada uma distribuição aleatória dos estudantes matriculados pelas três instituições de ensino superior ofertantes do curso (UERJ, UFRRJ e UNIRIO). A publicação do resultado do processo seletivo será no dia 21/01/2025 em https://extensao.cecierj.edu.br/cursos/educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva/.

No ato da inscrição, o candidato precisa anexar cópia de documento que comprove sua atuação como professor de Educação Básica em escola pública (educação infantil, séries iniciais ou finais dos ensinos fundamental ou médio) situada no Estado do Rio de Janeiro. Os documentos obrigatórios são: CPF; carteira de identidade; e comprovante de atuação na Educação Básica pública (exemplos: contracheque atualizado dos últimos dois meses ou declaração assinada atestando o efetivo exercício na docência).

O curso, que terá início em março de 2025, é dividido em módulos de 30 horas: Direitos Humanos, diversidade e educação inclusiva; Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva; Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; e Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola. Em caso de dúvidas, os candidatos podem enviar um e-mail para [email protected].

A iniciativa foi estabelecida por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada ao Ministério da Educação, que tem o objetivo de expandir e interiorizar a oferta pública de educação superior das instituições pública de ensino superior por meio da modalidade de educação a distância, em parceria com governos estaduais e municipais.