Professores da rede municipal de educação de Niterói entram em greve na próxima semana. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação de Niterói (Sepe-Niterói) convocou uma paralisação a partir da próxima segunda-feira (10), para protestar contra uma série de mudanças, anunciadas pela Prefeitura, para as turmas de educação infantil do município. Alvo de críticas, o pacote de medidas municipais deve ser levado por vereador ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Entre as medidas anunciadas está o fim da bidocência nas turmas com crianças de 4 e 5 anos de idade. Vigente até o último ano letivo para as turmas, o modelo garante a presença de dois professores por turma de tempo integral. Em reunião com diretoras das Unidades Municipais de Educação Infantil, o prefeito Rodrigo Neves (PDT) e o secretário de Educação Bira Marques (PDT) decidiram deixar apenas um docente responsável por cada turma, que têm aula de 08h às 17h.
A mudança teria o objetivo de cortar gastos. Para a direção do Sepe, a bidocência “garante a qualidade da educação infantil, no cuidar, no ensinar, no brincar” e o fim do modelo nas turmas de 4 e 5 anos pode tanto prejudicar a formação dos alunos quanto sobrecarregar profissionais da rede.
Professores de Niterói entram em greve a partir da próxima segunda (10)
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura