Prorrogado prazo para inscrição em curso de educação digital

Redes têm até 21 de março para indicar os técnicos que participarão da especialização "Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica". - Foto: Reprodução

Educação
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O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, até 21 de março, as inscrições para o curso de especialização lato sensu “Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica”. As redes de ensino devem indicar, via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) ou formulário, os técnicos que participarão da formação. São ofertadas cinco mil vagas voltadas a auxiliar secretarias de educação na implementação do currículo de educação digital?e na formação continuada de professores?para o desenvolvimento dos?saberes digitais docentes.?

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O curso, que integra as ações?da?Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), terá uma carga horária de 360h e será?oferecido?na modalidade?educação a distância (EaD)?pela plataforma AVA/UFMS, com momentos assíncronos e síncronos. Além disso, a formação contará com fóruns de discussão, atividades práticas, tutorias, avaliações de aprendizagem e trabalho de conclusão de curso.?

A estrutura da especialização será dividida em oito disciplinas, que passarão por diversos conceitos e diretrizes da educação digital. São elas:?fundamentos?da educação digital;?estrutura?do currículo de educação digital na educação básica;?caminhos?para implementação do currículo de educação digital;?conectividade?e uso de tecnologias nas escolas;?recursos?educacionais digitais;?inteligência?artificial na educação;?saberes?docentes para o uso de tecnologias digitais; e?plano?de educação digital e inovação pedagógica.?

A especialização?será ofertada?em parceria com as seguintes universidades:?Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Federal de São Carlos (UFSCAR); Federal de Santa Catarina (UFSC); Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e Federal do Pará (UFPA). Cada uma das instituições ficará responsável pela formação na sua região.?Outras informações e esclarecimentos?podem ser obtidos no?site da?assessoria técnica e pedagógica?ou pelo e-mail [email protected].?

A participação é encorajada por se tratar de uma formação de excelência gratuita, que capacitará, de forma prática, os técnicos e fornecerá uma rede de troca de experiências e boas práticas com outros municípios. O curso também auxiliará na implementação do planejamento da Política Nacional de Educação Digital e da Enec e será importante para o fortalecimento do currículo. Por fim, ela é importante para que as redes se organizem para o cumprimento da condicionalidade V do Fundeb, evitando impactos no financiamento da educação no município.

Condicionalidade V - Para cumprir essa exigência do Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR/FUNDEB), os municípios devem possuir referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme o complemento de Computação na Educação Básica. Esse processo envolve a elaboração ou a adequação dos currículos locais, garantindo conformidade com os princípios e as competências estabelecidos pela BNCC Computação.

Escolas Conectadas?–?A?Estratégia Nacional?de?Escolas Conectadas?(Enec), instituída pelo?Decreto nº?11.713,?de?26?de?setembro?de?2023,?é?uma iniciativa do?Governo?Federal em colaboração com os sistemas?de?ensino. O intuito é direcionar e?garantir a conectividade?para fins pedagógicos?e o apoio à aquisição e?à?melhoria dos dispositivos e?dos?equipamentos em todas as escolas públicas?de?educação?básica do?país.?

Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional?definirá, com base em parâmetros?de?referência, qual é a conectividade?adequada para as escolas. Assim, é possível assegurar o uso pedagógico da tecnologia?em sala?de?aula e coordenar?todos os recursos e?os?atores do?Governo?Federal?envolvidos no tema, garantindo a prioridade?de?conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.?

A conectividade?adequada?permite:?a realização?de?atividades?pedagógicas?e administrativas on-line; o uso?de?recursos educacionais?e?de?gestão;?o?acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas?de?streaming com intencionalidade pedagógica;?e?a disponibilidade?de?rede?sem fio no ambiente escolar, composto por salas?de?aula, bibliotecas, laboratórios, salas?de?professores,?áreas comuns?e setores administrativos.??