Divulgação/MEC

Webinário apresenta estratégias de prevenção à violência

Por Redação

Na quinta-feira (10), MEC promove evento online com o tema "Estratégias pedagógicas para prevenção das violências nas escolas"

As estratégias pedagógicas para prevenção das violências nas escolas são tema do webinário que será promovido pelo Ministério da Educação (MEC) na quinta-feira, 10 de março. O evento online integra a programação oficial da Semana Nacional da Convivência Escolar e busca debater a promoção de um ambiente escolar acolhedor, seguro e respeitoso, que ainda inclui o fortalecimento de vínculos. Ele será transmitido pelo canal do MEC no YouTube entre 9h30 e 11h (horário de Brasília).

O webinário será voltado especialmente para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, com foco no cotidiano das escolas. A proposta é discutir como práticas pedagógicas e estratégias de gestão da convivência podem contribuir para a promoção de vínculos, respeito às diversidades, inclusão, participação democrática e construção de uma cultura de paz no ambiente escolar. Equipes técnicas das secretarias de educação, estudantes de licenciatura, organizações da sociedade civil e demais interessados no tema da convivência escolar e prevenção das violências também estão convidados a acompanhar o debate.

A iniciativa da Coordenação-Geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (CGAVE) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC tem como objetivo principal fortalecer a perspectiva da educação em direitos humanos, reconhecendo o papel da escola na prevenção das múltiplas formas de violência e na valorização da escuta, da mediação de conflitos e da convivência cidadã.

Outros objetivos do encontro são: compartilhar práticas pedagógicas e institucionais voltadas à prevenção das violências; valorizar experiências de escolas e redes de ensino comprometidas com a convivência democrática e o respeito às diversidades; dialogar sobre o papel das políticas públicas educacionais no fortalecimento da cultura de paz e dos direitos humanos; e contribuir com a formação de educadores e equipes escolares que atuam diretamente na promoção de ambientes escolares seguros e acolhedores.

Estão confirmados como participantes do webinário o professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Clarino Soares Santos; a gerente executiva de Gestão Pedagógica e Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, Audileia Gonçalo; a diretora do Programa de Políticas Educacionais Warren no Instituto Auschwitz, Clara Ramírez Barat; a conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE) Mariana Rosa; e a coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas do MEC, Thaís Dias Luz Borges Santos.

 

  • Tags: