Orquestra Petrobras Sinfônica fará um concerto natalino virtual

Por Redação

Com regência de Felipe Prazeres, evento virtual vai ao ar na véspera de Natal no canal do YouTube da Orquestra e promete emocionar as famílias

Ao final de um ano difícil, em que muitas pessoas passarão as festas de final de ano longe de seus parentes, a Orquestra Petrobras Sinfônica mantém a tradição de realizar o Concerto de Natal e levar um pouco de magia a todos. Desta vez, com a diferença de ser apenas com transmissão virtual. A apresentação será realizada no dia 24 de dezembro, às 11h, no canal do YouTube da orquestra. Sob a batuta de Felipe Prazeres, o concerto reúne clássicos como a abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha” (Gioachino Rossini) e O Quebra-Nozes (Piotr Ilitch Tchaikovsky), além de músicas natalinas como “Noite Feliz”, “O Velhinho”, e “Jingle Bells”.

“O repertório será composto por canções que emanam uma esperança, que se tornaram símbolos do Natal. É uma forma que nós, da Orquestra, encontramos de passar a melhor vibração possível, através da música, sempre acreditando que dias melhores estão por vir”, diz o regente Felipe Prazeres. A apresentação está prevista para durar cerca de 50 minutos, em um momento especial para embalar o Natal de toda a família e emanar os desejos do novo ano que está por vir.

Protocolos de segurança: Para a realização das transmissão online do concerto, a Orquestra Petrobras Sinfônica segue estritamente todas as orientações emitidas pelos órgãos oficiais responsáveis frente à pandemia da COVID-19. Além do aconselhamento permanente de uma equipe de saúde, foram implementados diversos protocolos de segurança recomendados pela Fundação Oswaldo Cruz exclusivamente para este evento. A Orquestra adotará medidas como: distanciamento de dois metros entre os músicos no palco, confecção e utilização de chapas de acrílicos para músicos de sopro, estantes e partituras individualizadas, testagem de todos os membros para o COVID-19 (RT-PCR), troca de máscaras constantes, monitoramento prévio e constante da saúde dos participantes, acompanhamento de um profissional responsável pela higienização de pessoas, superfícies, instrumentos e objetos, entre outros.

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 48 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 60 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Modelo de gestão

A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

Sobre a Petrobras

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica e renovação de seu público. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.

 

Programa:

Regente Felipe Prazeres,

GIOACHINO ROSSINI

O Barbeiro de Sevilha

Abertura


PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY

O Quebra Nozes, op. 71

XIII. Divertimento c: Dança Chinesa

XIII. Divertimento e: Dança das Flautas

 

ARMANDO CAVALCANTI

KLÉCIUS CALDAS

Noite Azul

Arranjo de Marcelo Caldi

 

JOSÉ DE ASSIS VALENTE

Boas Festas

Arranjo de Alexandre Caldi

 

FRANZ GRUBER

Noite Feliz, “Silent Night”

Arranjo de Gilson Santos

 

JAMES PIERPONT

Jingle Bells

Arranjo de Dave Montreuil

 

ADOLPHE ADAM

É Meia Noite, “Minuit Chrétien”

Arranjo de Itamar Assiere

 

IRVING BERLIN

Natal Branco, “White Christmas”

Arranjo de Jessé Sadoc

 

OTÁVIO BABO FILHO

O Velhinho (Sapatinho de Natal)

Arranjo de Ricardo Cândido

 

JOHANN STRAUSS JR.

Tritsch - Tratsh Polka, op. 214

Arranjo de Aubrey Winter

 

Sob Relâmpagos e Trovões, “Enter Donner und Blitz”, op. 324

 

Marcha Radetzky, op. 228