Evento gratuito oferece aulas de danças angolanas

Essa é uma oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre a cultura angolana de uma forma divertida e segura - Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para comemorar o fato do mês de Maio ser considerado o mês da África, o coletivo Kizomba Yetu irá realizar duas atividades especiais durante o mês. No dia 11 de maio, às 19h, será promovida uma aula de Semba, com base no vídeo que viralizou dos instrutores do coletivo, Iza Sousa e Francisco Félix, com a música “Oi Moça” do cantor angolano e bailarino Bonifácio Aurio - Mr Tuffas. Essa iniciativa também tem como principal objetivo a ideia de criar uma oportunidade para que as pessoas tenham acesso a outra cultura, em busca de uma maior diversidade.


De acordo com Vanessa Dias, idealizadora e coordenadora do projeto, pesquisadora das danças africanas desde 2016, essa é uma oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre a cultura angolana de uma forma divertida e segura - pensando no momento em que estamos vivendo. “As relações socioculturais entre Brasil e a África, em particular Angola, remontam uma longa história. O intercâmbio cultural justifica a essência desse projeto, que almeja promover a troca de experiências entre a comunidade brasileira e angolana. Além disso, o projeto será realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo”, explica.


O evento será realizado de forma online, seguindo as regras de restrições da pandemia, e todas as aulas serão abertas ao público. “Todo o evento será gratuito. Além de levar saúde física e mental, em tempo de pandemia e isolamento social, o nosso objetivo é promover a cultura angolana, possibilitar espaços na sociedade brasileira para interagir, resgatar, transmitir e conviver com suas origens em harmonia com a comunidade brasileira. A cultura africana está presente em nosso dia a dia e é de extrema importância que o brasileiro tenha acesso a esse conhecimento, para que possam resgatar sua ancestralidade e dar a devida importância a esta rica cultura”, acredita Vanessa.


No segundo dia do evento, dia 25 de maio, que comemora-se o Dia da África, o coletivo oferecerá aulas de Afro House com Vanessa Dias, brasileira que se destaca quando o assunto é Afro House/Kuduro e Gilson Manuel, angolano e parceiro de dança dela. “As aulas também acontecerão às 19h. O nosso desejo é impactar de forma positiva a vida de angolanos/africanos e brasileiros, independente da condição social. Realizamos essas iniciativas para que as pessoas passem a conhecer um pedaço da Angola, através da arte, bens culturais, dança e entretenimento, promovendo um rico intercâmbio cultural entre os dois países. As informações completas podem ser encontradas na nossa página do Facebook”, finaliza Vanessa.


Informações do evento

Aulas gratuitas de danças angolanas

Data: 11 de maio e 25 de maio

Horário: 19h

Informações: https://bit.ly/3uvvGjS