Histórias andinas no CCBB Rio

Atriz e cantora Rosana Reategui participa da atividade de Contação de Histórias, no dia 28

Por

"Canções para Afastar o Medo: contos e acalantos latinoamericanos" é o tema da atividade Contação de Histórias, que acontecerá no Teatro 3 (2º andar) do CCBB Rio, no próximo sábado, dia 28, às 15h. A atividade será apresentada pela atriz e cantora Rosana Reategui, com uma linguagem lúdica e intimista para toda a família.

Ela intercala teatro, narração de histórias, animação de formas têxteis e cantigas de ninar indígenas do continente latino americano. Rosana está vinculada à tradição oral andina e seu trabalho dialoga com a exposição "Tesouros Ancestrais do Peru", em cartaz no CCBB Rio até o dia 29 de janeiro de 2024.

Pesquisas - Ainda relacionado à exposição "Tesouros Ancestrais do Peru", o CCBB Educativo- Lugares de Culturas realiza o Encontro com Educadores no sábado, dia 28, com Diego Xavier. O convidado compartilhará pesquisas desenvolvidas ao longo de oito anos sobre as filosofias e narrativas ancestrais da cultura Inca e explorará as possibilidades de articulação dessas tradições na elaboração de dispositivos artístico-pedagógicos. Diego Xavier é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com pesquisa em educação museal e território e doutorando em Educação na UFF, e atua como professor de História da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Gratuito - O encontro acontece às 10h do sábado (28), no Cinema 1 (térreo), do CCBB Rio. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site (bb.com.br/cultura) ou diretamente na bilheteria do CCBB Rio uma hora antes do evento. A atividade é realizada pelo CCBB Educativo - Lugares de Cultura e destinada aos educadores de instituições, ONGs e outros projetos. No evento serão sorteadas viagens de ônibus para alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais), localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, visitarem a exposição "Tesouros Ancestrais do Peru".

Visitas - As visitas mediadas para todo o público estão também disponíveis todos os dias da semana, em diversos horários, mediante retirada de ingresso.

Na atividade Livro Vivo, nos sábados, domingos e feriados, às 15h, o público é convidado a ler uma imagem. Por meio de livros de tecidos peruanos, confeccionados pela Manos Que Cuentan, são apresentadas histórias da cultura peruana a partir de texturas e cores.

Já a Visita Teatralizada é outra atividade que interage com o público, que passeia e conhece as instalações do prédio inaugurado no centro da cidade em 1906, como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em que hoje está instalado o CCBB RJ. Os atores se apresentam vestidos com figurinos de época para contar a história. Os detalhes artísticos e arquitetônicos da construção são apresentados aos visitantes, que percorrerão o prédio adquirido pelo Banco do Brasil para ser sua sede na década de 1920. Em 1960 o edifício passou a ser a Agência Primeiro de Março.