Ministério do Trabalho faz operação na Cidade do Samba, no Rio

Por Redação

Inspeção ocorre uma semana depois do incêndio em fábrica de fantasias

Auditores Fiscais do Trabalho faziram, na terça-feira (18), uma operação, com apoio da Polícia Federal (PF), para analisar condições trabalhistas e verificar possíveis irregularidades na Cidade do Samba, no centro do Rio de Janeiro. No local, funcionam as oficinas de construção de alegorias das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval carioca.
A inspeção ocorreu uma semana depois de um incêndio em uma fábrica de fantasias de escolas da Série Ouro (a segunda divisão do carnaval carioca), na zona norte da cidade, que matou uma pessoa e deixou outras 20 hospitalizadas.
"A gente tem um operativo regular, anual, de fiscalização de tudo que é envolvido na indústria do carnaval carioca. A gente fiscaliza o Sambódromo, a Cidade do Samba e as confecções", explicou a chefe da Seção de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro, Ana Luiza Horcades.
"Hoje o que a gente vai fazer é mais uma etapa desse operativo regular de fiscalização. Claro que o que aconteceu na semana passada, o incêndio aqui no Rio de Janeiro, é um grande alerta", completou.
Caso fossem encontradas irregularidades trabalhistas na Cidade do Samba, o Ministério do Trabalho pode aplicar multas ou, até mesmo, caso haja risco iminente para a segurança do trabalhador, interditar os locais.

Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional