Nesta terça-feira (15), às 17h30, a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores realiza o tradicional “Ofício de Trevas”, dando prosseguimento à extensa programação da Semana Santa 2025, destinada a relembrar as últimas horas de Jesus. O rito é um dos momentos mais marcantes do período e remonta à Idade Média. A cerimônia será celebrada pelo Padre Victor Hugo Nascimento e pelo Bispo Dom Jeremias de Jesus. O rito lembra os antigos monastérios, com suas velas e frades com capuzes.
O ritual – acompanhado de um dueto de vozes e do histórico harmônio da igreja de 1743 – será realizado com todas as luzes do Igrejinha apagadas e apenas 15 velas em um histórico candelabro iluminando o altar. Para cada vela que vai sendo apagada, uma oração é realizada, com a leitura de salmos. À medida que o rito segue, somente uma vela fica acesa, representando Jesus, até que ela também será apagada. Segundo o padre da Igreja dos Mercadores, Victor Hugo dos Nascimento, o evento religioso relembra a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
“A celebração nos lembra a paixão, morte e ressurreição do Senhor, com destaque ao momento da sua paixão e ao que aconteceu na hora da sua morte na Cruz. O ritual nos recorda, em nossa vida, as situações de trevas que nos impedem de visualizar os sinais do ressuscitado nas nossas vidas”, afirma o sacerdote.Segundo a tradição católica, o “Ofício de Trevas” é um conjunto de símbolos, salmos, cânticos e preces penitenciais destinados à meditação sobre a escuridão em que ficou a Terra com a morte de Jesus. Até o Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965, o ritual integrava a programação obrigatória da Semana Santa. Depois, a bela e imponente celebração passou a ser opcional. Na irmandade de comerciantes da rua do Ouvidor, não era celebrada há 50 anos, até o ano passado.
Trata-se de uma tradição medieval, sem data precisa. Segundo o Padre Victor Hugo do Nascimento, a tradição tem sido retomada em muitas igrejas, como a capela da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na rua do Ouvidor, hoje famosa por suas cerimônias tradicionais.
Veja alguns rituais que devem ser feitos na cerimônia
Durante o “Ofício de Trevas” devem ser cumpridas várias etapas. Entre elas destacam-se: uma meditação intercalada pela recita de sete salmos e cânticos sobre as sete palavras de Cristo na Cruz; ao longo do rito, as 15 velas vão sendo apagadas, apenas uma vela fica acesa e simboliza Cristo – ao final, é posta na parte detrás do altar; uso de matracas, que remete ao véu do santuário, reatado de alto a baixo no dia da morte do Senhor.
Nesta terça, a Igreja dos Mercadores celebra tradição medieval do ‘Ofício de Trevas’, às 17h30;
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura