Por Gazeta Esportiva
Flamengo e Vasco serão os representantes do futebol carioca nas semifinais da Copa do Brasil. Após os duelos decisivos contra Athletico-PR e Bahia, respectivamente, no meio da semana, os rivais vão se enfrentar pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, no Maracanã. A bola vai rolar no clássico a partir das 18:30, no horário de Brasília.
Após a parada por conta das Eliminatórias sul-americanas, Tanto o Rubro-Negro quanto o Cruzmaltino confirmaram a classificação nas semifinais da Copa do Brasil no meio da semana. As atenções agora se voltam para o Brasileirão, que se aproxima da reta final, e um bom resultado neste domingo é de grande importância para ambos.
O Flamengo inicia a rodada na quarta posição, com 44 pontos em 24 partidas. A sua frente estão Botafogo (50), Fortaleza (48) e Palmeiras (47), todos, entretanto, com um jogo a mais. Única equipe que ainda disputa três títulos na temporada, o Fla não pode abrir mão dos três pontos se quiser seguir com o sonho de ser campeão.
Do outro lado, o Vasco, com pretensões mais modestas, luta para terminar a competição entre os dez primeiros e conquistar uma vaga na Sul-Americana em 2025. O Cruzmaltino começa a rodada na nona posição com 34 pontos em 24 jogos, mas é seguido de perto pelo Atlético-MG, que tem um ponto e um jogo a menos que a equipe de Rafael Paiva.
Após a classificação nos pênaltis contra o Furacão, o treinador vascaíno projetou o clássico deste domingo.
"A gente sabe que vai ser um jogo dificílimo pra gente. Precisamos pontuar no Campeonato Brasileiro e manter o foco onde precisamos chegar e estar também. Vai ser um grande clássico e a gente promete que vai trabalhar e se doar muito para buscar um grande jogo e, se possível, um bom resultado,"afirmou Rafael Paiva.
As duas equipes têm desfalques e possíveis estreias no clássico. No Flamengo, o argentino Alcaraz, expulso contra o Corinthians, não poderá estar em campo. Já os uruguaios Arrascaeta e De la Cruz, devem ser poupados visando o duelo contra o Peñarol-URU, na próxima quinta-feira, pelas quartas de final da Libertadores.
Já o atacante equatoriano Gonzalo Plata e o lateral esquerdo Alex Sandro, que foram apresentados na semana passada, podem estrear no Rubro-Negro.
No Vasco, a ausência confirmada é a do zagueiro João Victor, que cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. As dúvidas são Lucas Piton e Philippe Coutinho. O primeiro queixou-se de dores no tendão de aquiles do tornozelo esquerdo na partida contra o Furacão. Já Coutinho segue em busca do melhor condicionamento físico após se recuperar de problema muscular.
A novidade entre os relacionados deve ser o meia suíço Maxime Dominguez, reforço mais recente que está regularizado e pode estrear neste domingo.
Vasco e Flamengo já se enfrentaram duas vezes em 2024, com um empate sem gols pelo Carioca e uma goleada rubro-negra por 6 a 1 no primeiro turno do Brasileiro. Em 2023, foram cinco confrontos, com quatro vitórias do Fla e apenas uma do Cruzmaltino. A última vitória do Vasco aconteceu em março do ano passado.