Presidente do Madureira critica Flamengo por escantear Lorran: "Era a galinha dos ovos de ouro"

Tricolor Suburbano é dono de 30% dos direitos econômicos da joia rubro-negra de 18 anos - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Futebol
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Joia, quase vendido, afastado... Com só 18 anos, Lorran já conviveu com diferentes status no Flamengo. Quem acompanha a situação nem tão de longe assim é o Madureira. O clube da Zona Norte é quem descobriu o meia e ainda é dono de 30% dos direitos econômicos do jogador.

Presidente do Tricolor Suburbano e um dos últimos dirigentes de uma linhagem de cartolas emblemáticos do futebol carioca, Elias Duba, de 75 anos, deu uma entrevista especial ao ge nesta segunda-feira para contar as histórias da carreira. Ao ser perguntado sobre Lorran e a quase venda ao CSKA, da Rússia, sobrou uma crítica ao Flamengo e ao técnico Filipe Luís:

— Não fui consultado sobre isso, embora a gente tenha participação. Quando dei ao Flamengo os 70% dele, eu não negociei os 70%, eu dei ao Flamengo. De graça. "É teu, você vai fazer o jogador, e se o jogador virar, 30% é meu e vou fazer dinheiro em cima disso". O (Rodolfo) Landim (ex-presidente rubro-negro) recebeu uma proposta que acho que foi em torno de 30 milhões de euros. Eu tinha contato direto com o Landim e aí quando surgiu essa proposta, eu falei: "Landim, vende". Ele chamou o Spindel (diretor executivo) e falou assim: "O Duba está pedindo para eu vender o Lorran".

— Era no lançamento do Carioca do ano passado. "Diz para ele a nossa intenção. Anota o que estou falando, Lorran vai ser a maior transação de um jogador feito pelo Flamengo na história. Vamos renovar o contrato dele, aumentar a multa, porque esse menino, a multa vai ser 100 milhões de euros e o negócio dele é quase nessa faixa". Legal, mas com aqueles 30 (milhões de euros) eu botava a pipa no alto. Quando eu vejo agora um treinador que chega no Flamengo pega um ativo do Flamengo, um dos maiores medalhões que tem no Flamengo hoje, visto que já teve uma proposta anterior, e era considerado a galinha dos ovos de ouro do Flamengo, e bota o cara para escanteio...

Lorran era considerado a maior joia do Ninho do Urubu pós-Vini Jr. e, nos bastidores, desde que surgiu teve o seu nome especulado como alvo de clubes da Europa. Porém, pessoas que estavam na diretoria do Flamengo na época, procuradas pelo ge, negaram que tenha chegado essa proposta de 30 milhões de euros (R$ 185,8 milhões na cotação atual).

Lorran se profissionalizou em 2023 e se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol pelo Flamengo, aos 16 anos. Sob o comando de Tite, viveu um bom momento no Brasileirão do ano passado, e o clube montou para o meia um projeto esportivo para virar ídolo antes de ir para a Europa. O garoto renovou contrato até agosto de 2029 e passou a ter multa de 100 milhões de euros (R$ 619 milhões).

 Por Raphael Zarko e Ronald Lincoln — Rio de Janeiro - Ge