Vitor Silva/Botafogo

Botafogo tenta segurar Peñarol em clima de guerra na Libertadores

Por Gazeta Esportiva

Glorioso quer confirmar sua vaga à grande final da competição sul-americana

Após golear por 5 a 0 na partida de ida, o Botafogo tenta confirmar a vaga na grande final da Copa Libertadores nesta quarta-feira. Para isso, vai precisar segurar o Peñarol em confronto programado para às 21h30(de Brasília), no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Com o resultado do confronto de ida, o Glorioso se garante mesmo perdendo por quatro gols de diferença. Já os uruguaios precisam devolver uma goleada por cinco gols de vantagem para forçarem a disputa de pênaltis ou golear por seis ou mais gols de vantagem para se classificarem.

Apesar de a situação do campo parecer encaminhada, existe a expectativa de um clima de guerra por conta dos acontecimentos do jogo de ida, quando torcedores uruguaios vandalizaram pelas ruas do Rio de Janeiro e entraram em confronto com a Polícia Militar. O Peñarol comprou a briga de seus torcedores e tenta trabalhar para impedir que botafoguenses estejam no Uruguai e que tenham jogos por torneios continentais no Brasil.

Artur Jorge, técnico do Botafogo, não quer ver seu time tirando o pé ou achando que a situação está resolvida.

"Nós temos que seguir tentando chegar antes nas bolas e dominar o confronto, como fizemos no segundo tempo do jogo no Nilton Santos. Nossa equipe será sempre cobrada para ter este tipo de desempenho e de atuação", disse.

Apesar de levar o jogo com o máximo de seriedade, é possível que Artur Jorge preserve os jogadores que estão pendurados com dois cartões amarelos, de olho em uma eventual final. Assim ficariam de fora o goleiro John, o zagueiro Alexander Barboza, o volante Gregore e os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus. Assim, nomes como o goleiro Gatito Fernández, o lateral-direito Mateo Ponte, o zagueiro Adryelson e os atacantes Matheus Martins e Tiquinho Soares podem ter oportunidade.

Ciente de que a classificação é difícil, o técnico Diego Aguirre dá a entender que sua equipe vai jogar pela honra.

"Vamos tentar apresentar a nossa melhor versão em nosso estádio para ganhar o jogo de volta. Com o apoio de nossa torcida temos o dever de brigar por uma vitória para ela", afirmou o treinador.

A escalação do Peñarol terá a base do jogo de ida. Mas o atacante Javier Cabrera, herói da classificação diante do Flamengo nas quartas de final e que foi desfalque na ida por conta de lesão na coxa direita, pode reaparecer. Apesar disso, Sequeira fica de sobreaviso.

O Botafogo busca seu primeiro título na história da Libertadores. Mas foi campeão sul-americano em 1993 vencendo na final o próprio Peñarol. Era a conquista da Copa Conmebol. Já o time uruguaio conquistou por cinco vezes a Libertadores (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987).

  • Tags: