Por Gazeta Esportiva
Flamengo e Bahia, somente uma destas equipes avançará às semifinais da Copa do Brasil. O choque de 180 minutos entre o Rubro-Negro e o Tricolor baiano começará nesta quarta-feira, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador. O primeiro jogo das quartas de final está marcado para as 21h30, no horário de Brasília.
Para alcançar esta fase do mata-mata nacional, o Bahia passou por Moto Club-MA, Caxias-RS, Criciúma-SC e Botafogo-RJ. Já o Flamengo que entrou na competição somente na terceira fase, eliminou o Amazonas-AM e o Palmeiras-SP.
Com a melhor campanha entre os times que estão na competição desde o início, o Bahia busca um título inédito em sua história. Na verdade, a equipe baiana nunca passou das quartas de final, alcançando esta fase em quatro oportunidades: 2002, 2012, 2018 e 2019. O Flamengo, ao contrário, já disputou nove finais da Copa do Brasil e saiu campeão em quatro delas, em 1990, 2006, 2013 e 2022.
Outra estatística curiosa diz respeito ao desempenho do técnico Rogério Ceni. Campeão brasileiro comandando o Flamengo em 2020, o ex-goleiro nunca venceu o Rubro-Negro, ou mesmo empatou, nas doze vezes em que o enfrentou como treinador. São doze derrotas em doze jogos, a última no primeiro turno do Brasileirão, em junho.
Para encarar o desafio desta quarta, o Bahia não contará com alguns atletas. O lateral-direito Gilberto, em fase de transição após se recuperar de lesão, o atacante Biel e o volante Acevedo, entregues ao departamento médico, estão fora. No Flamengo, a lista é mais extensa, com seis jogadores fora de combate: os atacantes Everton Cebolinha, Pedro, Gabigol e Carlinhos, além do lateral-esquerdo Viña e o meia Arrascaeta. Com exceção de Carlinhos, que não pode entrar em campo por já ter atuado na competição pelo Nova Iguaçu, os demais estão lesionados.
Poupados na vitória sobre o Bragantino no último domingo pelo Brasileiro, os laterais Varela e Ayrton Lucas, o zagueiro Fabrício Bruno e o meia De La Cruz devem retornar ao time titular do técnico Tite.