Flamengo alternativo visita o Grêmio em meios às quartas de Libertadores

Técnico Tite optou por escalar um time 'alternativo' para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre - Foto: Divulgação/Flamengo

Flamengo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em momento difícil na temporada, o Flamengo tem uma pedreira pela frente neste domingo pelo Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro vai visitar o Grêmio na Arena do Tricolor, em Porto Alegre, pela 27ª rodada da competição nacional. O duelo está marcado para as 18:30, no horário de Brasília.

Derrotado pelo Peñarol-URU no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, na última quinta-feira, no Maracanã, o Flamengo terá de reverter a situação no Uruguai. O jogo decisivo será na próxima quinta-feira, em Montevidéu.

A situação da equipe de Tite na disputa pelo título do Brasileirão também não é confortável. O Rubro-Negro só venceu um dos últimos cinco jogos e vem de derrota para o Corinthians e empate no clássico contra o Vasco. Para seguir perto dos líderes, o Fla precisa buscar os três pontos no Sul. Em quarto lugar na tabela de classificação, o Flamengo soma 45 pontos, oito a menos que o líder Botafogo. Mesmo com um jogo a menos que o Alvinegro, não há espaço para tropeços.

Apesar da situação, a comissão técnica decidiu priorizar o jogo decisivo da Libertadores e levará um time alternativo a Porto Alegre, recheado de jovens talentos oriundos da base do clube. O zagueiro Cleiton, o meia Evertton Araújo e os atacantes Matheus Gonçalves e Lorran participaram da última atividade no Ninho do Urubu na condição de titulares. O quarteto se junta ao goleiro Matheus Cunha, ao experiente zagueiro David Luiz, aos laterais Wesley e Ayrton Lucas, ao volante Allan e ao atacante Carlinhos, entre os onze iniciais. Completando a equipe, o meia argentino Alcaraz receberá sua primeira chance como titular.

No banco de reservas, Tite terá apenas a prata da casa. Os demais relacionados para o confronto são Ainoã, Caio Carone, Carbone, Daniel Sales, Dyogo Alves, Felipe Teresa, Iago, Luis Aucélio, Pedro Leão, Rayan Lucas e Wallace Yan.

Renato de fora - Décimo quarto colocado na tabela, o Grêmio segue lutando para afastar o fantasma do rebaixamento. Com 28 pontos, o Tricolor gaúcho está a apenas três de distância do Vitória, primeira equipe dentro do Z4.

O maior desfalque dos gaúchos para o confronto será a ausência do técnico Renato Gaúcho na beira do campo. O treinador cumprirá o segundo jogo da punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e a equipe será dirigida por um de seus auxiliares.

No time, é certo que a dupla de zaga será diferente daquela que atuou na última rodada, no empate com o Bragantino, fora de casa. Jemerson está suspenso pelo terceiro amarelo e Rodrigo Ely, com dores musculares, não treinou durante a semana e deve ficar de fora. Gustavo Martins e Kannemann retornam após cumprirem suspensão na partida contra o Braga e devem formar a dupla de zaga.

Esta será a segunda partida do Grêmio em seu estádio após as enchentes que assolaram o Rio Grande do sul em 2024. No último jogo na Arena, pela 25ª rodada, a equipe perdeu para o Atlético-MG por 3 a 2.