Por Gazeta Esportiva
Começa na tarde deste domingo a disputa da final da Copa do Brasil de 2024 entre Flamengo e Atlético Mineiro. O primeiro jogo da decisão será no Maracanã, no Rio de Janeiro, e a bola vai rolar a partir das 16 horas, de Brasília.
As duas equipes, que entraram na competição na terceira fase, chegam para a grande final em pé de igualdade e sem favoritismo claro para qualquer dos lados. A campanha do Rubro-Negro tem números ligeiramente melhores, com seis vitórias, um empate e uma derrota, contra quatro vitórias, três empates e uma derrota do Galo. O Atlético tem o ataque mais positivo, com dez gols marcados, mas o Fla aparece com a defesa menos vazada com apenas um gol sofrido, além do melhor saldo de gols, seis contra cinco.
Para chegar à final, o Flamengo passou por Amazonas, Palmeiras, Bahia e Corinthians, enquanto que o Atlético eliminou Sport Recife, CRB-AL, São Paulo e Vasco da Gama.
Para a equipe carioca, esta será a última chance de conquistar um título de peso na temporada. Campeão no Estadual, o Mais Querido foi eliminado na Libertadores nas quartas de final e, embora matematicamente com chances de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, está longe dos líderes restando poucas rodadas para o fim da competição.
A missão do Atlético no Brasileirão é ainda mais difícil e beira o impossível, porém, a equipe mineira está classificada para a final da Libertadores e pode faturar dois grandes títulos em 2024.
Tradicionais rivais do futebol brasileiro, Flamengo e Atlético se encontraram apenas uma vez este ano, no primeiro turno do Brasileiro. Em Belo Horizonte, o Fla conquistou uma vitória maiúscula por 4 a 2, surpreendendo o Galo na Arena MRV. Já em 2023, foram dois confrontos com uma vitória para cada lado, com ambos triunfando na casa do adversário.
Com quatro títulos para o Flamengo e dois para o Atlético, as duas equipes farão uma final inédita na Copa do Brasil.
Em termos de baixas no elenco para os jogos finais, a situação do Rubro-Negro é mais grave. Ao longo da temporada, o time perdeu os atacantes Pedro, Cebolinha, Luiz Araújo e Carlinhos, o lateral esquerdo Viña e o meia De La Cruz, todos entregues ao departamento médico. Além destes, o atacante Bruno Henrique e o volante Pulgar estão suspensos e não poderão entrar em campo neste domingo.
Por outro lado, o lateral esquerdo Alex Sandro e o zagueiro David Luiz estão treinando normalmente e devem ficar à disposição. Com isso, Filipe Luis tem algumas opções para compor o meio de campo sem a presença do chileno. O mais provável é que ele opte por formar a dupla de volantes com Evertton Araújo e Alcaraz, mas também pode utilizar o zagueiro Léo Ortiz como primeiro volante, colocar Fabrício Bruno na zaga e usar Evertton Araújo ou Alcaraz como segundo volante.
No Atlético, o técnico Gabriel Milito tem como desfalques certos Bernard e Cadu, que estão no departamento médico, além do volante Fausto Vera e do atacante Deyverson, que não podem atuar por já terem defendido outros times na atual edição do torneio. A novidade na escalação pode ficar por conta de Zaracho, meia que fica à disposição após dois meses afastado por lesão e disputa posição com Guilherme Arana.
O jogo da volta, segunda e decisiva partida da final, será realizada no domingo, dia 10 de novembro, na Arena MRV, em Belo Horizonte.