Por Gazeta Esportiva
As semifinais da Copa do Brasil começam a ser disputadas nesta quarta-feira. O primeiro duelo entre Vasco e Atlético Mineiro será realizado na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 19h15 (de Brasília).
Sem chances de título no Campeonato Brasileiro, o Cruzmaltino e o Galo estão focados nas Copas. A equipe mineira está classificada também para as semifinais da Libertadores, contra o River Plate, da Argentina.
Para o Vasco, que tenta se reerguer no cenário nacional após temporadas na Série B e quase sendo rebaixado da elite em 2023, a competição assume importância capital. A última vez que a equipe de São Januário chegou a essa fase da Copa do Brasil foi em 2011, quando conquistou seu único título no mata-mata nacional.
O Galo, por outro lado, tem dois títulos conquistados, em 2014 e, mais recentemente, em 2021. As duas equipes só se enfrentaram duas vezes na competição, em 1994 e 1995, pelas quartas de final, com o Vasco saindo vitorioso em ambas.
Este será o segundo confronto entre Vasco e Atlético-MG nesta temporada. No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, em BH, o Galo venceu por 2 a 0.
Vasco e Atlético irão a campo com desfalques. Na equipe carioca, a principal baixa é o atacante David, que sofreu uma séria lesão no joelho na partida contra o Cruzeiro no último domingo, pelo Brasileiro, e só retornará aos gramados em 2025.
Para a vaga de David, Rafael Paiva deve escalar o lateral Puma Rodríguez pelo lado direito do ataque, com Emerson Rodríguez atuando pelo lado esquerdo. Outra ausência é a do atacante Rayan, expulso contra o Athletico-PR nas quartas de final.
No Galo, o time também terá novidades em relação ao que enfrentou o Palmeiras, no último sábado. O zagueiro Lyanco, que ficou de fora da partida por conta de dores musculares, deve estar de volta. Já no ataque, Paulinho, poupado contra o Verdão, também reassumirá seu posto ao lado de Hulk.
Já o volante Fausto Vera não pode jogar a Copa do Brasil e Otávio, recuperado de uma lesão no ombro, será o titular. Vera não é o único impedido de jogar por já ter atuado por outra equipe na competição, o mesmo acontecendo com o atacante Deyverson. Lesionados, Bernard e Saravia também estão fora.
A partida de volta está marcada para o dia 19 de outubro, em São Januário. O Vasco, entretanto, não concordou com a alteração promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a pedido do Atlético e recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que seja mantida a data anterior, no dia 17.