Por Redação
Vasco e Juventude se enfrentam na noite deste sábado, em São Januário, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo está marcado para as 21 horas, no horário de Brasília.
A partida marca o retorno do Vasco ao seu caldeirão após 36 dias longe de casa, quando superou o Athletico-PR por 2 a 1, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Com três rodadas sem vitória na competição, a oportunidade de atuar diante da torcida é a chance de voltar a pontuar em busca de maior tranquilidade na tabela.
"O Juventude é uma final para nós. A gente precisa dar uma resposta no Campeonato Brasileiro," afirmou o técnico Rafael Paiva.
O Vasco aparece na nona colocação, com 36 pontos em 27 jogos disputados. O resultado em casa ganha importância pela sequência na competição, que tem o São Paulo, fora de casa, e depois o Bahia.
Rafael Paiva tem um desfalque certo e algumas dúvidas para escalar a equipe. O volante Matheus Carvalho, suspenso por expulsão contra o Cruzeiro, está fora da partida. Já o meia Philippe Coutinho demonstrou cansaço e sentiu câimbras na partida contra o Atlético-MG, na última quarta-feira, pelas semifinais da Copa do Brasil, e pode ser poupado.
Outro cuja presença é incerta é o zagueiro Léo Pelé. O jogador falhou na derrota contra o Galo e pode ser substituído por João Victor.
No Juventude, a grande ausência será o meia Nenê, liberado pela diretoria para resolver problemas particulares. Sem um meia de criação, o técnico Jair Ventura terá de improvisar.
A equipe gaúcha, que venceu apenas um jogo longe de casa neste Brasileiro, aparece na 13ª posição na tabela com 33 pontos, apenas cinco a mais que o Vitória, primeira equipe dentro da zona do rebaixamento.
No primeiro turno, em Caxias do Sul (RS), o Juventude venceu por 2 a 0.