Por Gazeta Esportiva
Após ser presa fácil diante do líder Botafogo na última terça-feira, o Vasco da Gama vai buscar a recuperação no Campeonato Brasileiro neste sábado. Pela frente, o Cruzmaltino terá outra pedreira, contra o Fortaleza, na Arena Castelão. O duelo em Fortaleza (CE) está marcado para as 19 horas, de Brasília.
A equipe cearense, que aparece na terceira posição na tabela da competição com 60 pontos, está de olho na vice-liderança, hoje nas mãos do Palmeiras, com apenas um ponto a mais. E para alcançar o Verdão, o Fortaleza conta com seu retrospecto diante da torcida, já que é o melhor mandante do Brasileiro, com 83% de aproveitamento.
Por outro lado, os comandados de Juan Pablo Vojvoda não tiveram sucesso em nenhum dos três encontros com o Vasco em 2024. Pela terceira fase da Copa do Brasil, foram dois empates e a eliminação nos pênaltis, em São Januário. Além disso, no primeiro turno do Brasileiro, o Vasco venceu por 2 a 0, no início de julho.
Mais que conquistar a primeira vitória sobre o Cruzmaltino na temporada, a principal motivação dos cearenses é a possibilidade de garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Se vencer neste sábado e o Bahia não superar o Juventude, o Fortaleza estará matematicamente classificado.
Do lado do Vasco, nono colocado com 43 pontos, o objetivo de beliscar uma vaga na pré-Libertadores segue como prioridade. O clube conta com a possibilidade de um G7 ou G8, mas não pode se distanciar dos times a sua frente, o Cruzeiro (44) e o Bahia (46).
Ao contrário do adversário, que tem sua força máxima à disposição, o Vasco terá desfalques. Expulso contra o Botafogo, o zagueiro João Victor está fora da partida. Outro que não viajou foi o meia Payet, com incômodo muscular. Já Philippe Coutinho é dúvida e pode ficar como opção no banco de reservas.