O especialista norte-americano em doenças infecciosas Anthony Fauci, disse, nessa quinta-feira (12), que os desenvolvedores de vacinas deveriam se empenhar em fabricar bilhões de seus produtos contra a covid-19 para garantir o acesso em todas as partes do mundo, em vez de se concentrarem apenas nos países ricos.
Os comentários de Fauci vieram dias depois de a Pfizer anunciar que sua candidata a vacina contra a doença é mais de 90% eficiente, com base em resultados iniciais de um teste de larga escala, garantindo uma vantagem na corrida por um imunizante seguro e eficaz.
"Agora várias empresas diferentes estão falando sobre a capacidade de fazer bilhões de doses. É disso que precisamos. Não precisamos de centenas de milhões para os países ricos", disse Fauci, em seminário virtual do centro de pesquisas britânico Chatham House.
"Precisamos de bilhões [de doses de vacina], então, se você mora na parte mais obscura do mundo em desenvolvimento ou mora em Londres, deveria ter o mesmo acesso", acrescentou.
Especialistas também expressaram dúvidas sobre o acesso à vacina, especialmente em países em desenvolvimento, já que ela precisa ser armazenada a -70 grau Celsius, criando desafios de infraestrutura.
"Certamente não será uma pandemia por muito mais tempo, porque acredito que as vacinas reverterão isso", disse Fauci, acrescentando, no entanto, que pode haver a necessidade de revacinar as pessoas de maneira intermitente se a covid-19 se tornar endêmica.
Covid: especialista defende acesso igualitário a vacinas
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura