Deputada Talíria Petrone lança Pacto pela Boa Política e em Defesa da Democracia

Deputada federal Talíria Petrone defende um pacto de civilidade entre políticos adversários - Foto: Divulgação

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Congresso Nacional tornou-se palco do extremismo político. A democracia não coexiste com violência política. A democracia deve ser construída no diálogo e na busca do melhor para o povo brasileiro. Para pôr fim a essa violência — que, lamentavelmente, se converteu em estratégia eleitoral — a deputada federal Talíria Petrone (PSOL/RJ) lança nesta quarta-feira o manifesto Pacto pela Boa Política e em Defesa da Democracia, às 13h30 (de Brasília), no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

“A liberdade de expressão e a imunidade parlamentar não podem ameaçar a democracia e decretar o fim da boa política. É preciso um pacto de civilidade entre adversários. Pertencer a campos ideológicos opostos não pode ser justificativa para tratar o outro como um inimigo a ser eliminado. Para além de quebrar o decoro, tais práticas inviabilizam o trabalho parlamentar”, garante a deputada.

No último dia 5, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL/SP) foi internada na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Sírio Libanês, no Distrito Federal, após passar mal durante uma sessão na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. A parlamentar teve alta no fim da tarde de sábado.

“Os ataques que culminaram com a decana Luiza Erundina sendo internada em uma UTI devem ser entendidos como ponto final nessa bárbara dinâmica. Tornaram-se comuns a exaltação da tortura, da ditadura, das violações dos Direitos Humanos. Soma-se a isto a ampla divulgação de notícias falsas, inclusive daquelas que colocam em risco as vidas das pessoas em meio a tragédias, como a ocorrida no Rio Grande do Sul”, afirma Talíria Petrone.

O Pacto pela Boa Política e em Defesa da Democracia gira em torno de novas regras para assegurar um parlamento democrático e inclusivo, e uma atuação parlamentar digna da confiança de toda a população. A deputada estará com a liderança do PSOL e parlamentares de outros campos políticos, durante a coletiva de imprensa do lançamento do manifesto.