Cemitérios recebem mutirão para movimentação de Finados

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) realizavam ontem serviços de caiação, varrição, poda de árvores e capinas das encostas

Evelen Gouvêa

Os cemitérios de Niterói e São Gonçalo já estão sendo preparados para os visitantes no Dia de Finados, marcado para o próximo dia 2 de novembro, quando os espaços recebem um maior fluxo de familiares e amigos dos sepultados. No Cemitério do Maruí, no Barreto, funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) realizavam serviços de caiação, varrição, poda de árvores e capina das encostas.

Sabendo do aumento no número de pessoas na próxima sexta-feira, alguns dos familiares visitaram os cemitérios antes da data. A aposentada Jarleide da Silva Neto, de 78 anos, visita o túmulo do marido Antonio Alves Neto há 34 anos, desde que ele faleceu, aos 48. Ela e a irmã aproveitaram a calmaria da manhã desta segunda-feira (29) para levar flores para enfeitar os jazigos. Em agosto, a aposentada tomou um susto ao perceber que itens de bronze da decoração foram furtados. Nesta segunda, ela estava colando a foto do marido novamente no local.

“Ele foi a minha vida e continua sendo, é um amor eterno. Venho sempre para cuidar mesmo sabendo que ele não está mais aqui, é uma demonstração de amor. Quando cheguei e vi que haviam quebrado a cruz e roubado o Cristo e a moldura da foto de bronze, foi um choque muito grande. Dói o coração da gente esta falta de respeito pelos que já foram”, lamentou.

Em São Gonçalo, a Coordenadoria de Administração Funerária está intensificando a manutenção dos cemitérios municipais nesta semana. Segundo a prefeitura, na sexta-feira (2), o número de funcionários será ampliado para atender o maior fluxo de pessoas. O Executivo informou que não haverá esquema especial de trânsito para o feriado, mas a Guarda Municipal vai aumentar o número de agentes nas ruas para a orientação do fluxo. 

A Prefeitura de Itaboraí divulgou, através do departamento de Transportes de Itaboraí, que não há esquema especial de trânsito previsto no entorno dos cemitérios para o feriado de Finados.

Comércio – Comerciantes de flores no entorno do Cemitério do Maruí comentam que a tradição de visitar os entes no Dia de Finados está acabando. Segundo eles, nos últimos 10 anos, 12 floriculturas fecharam, restando apenas duas na Rua General Castrioto, no Barreto. A expectativa para este ano é vender cerca de 10% a mais do que em dias normais.

“O mercado está bem abaixo, mas estamos levando. Desde 2016 não aumentamos os preços para manter os clientes. Antes, contratava cerca de 15 pessoas para a semana do feriado, agora, só vem a família para ajudar nas vendas. Vendemos aproximadamente 20 dúzias de flores no dia a dia, já no dia 2, dobramos o estoque, mas antigamente eram milhares”, contou Silvia Brandão, da Acácia Flores, no mercado há mais de 40 anos.

Esquema de trânsito

Para o Dia de Finados, na próxima sexta-feira, a NitTrans preparou operação especial de orientação de trânsito nos arredores dos cemitérios de Niterói, com fechamento de vias, desvios para ônibus e reforço no auxílio a pedestres. 

Maruí – Será proibida parada e estacionamento na Rua Galvão, no Barreto, entre meia-noite e 18h do dia 2. A rua terá mão única no sentido Rua Dr. Luiz Palmier, entre 5h e 18h. A Rua General Castrioto será interditada entre a Rua Galvão e a Rua Maurício de Abreu, das 5h às 18h, mesmo horário de interdição da Travessa Valença. 

Parque da Colina – O reforço da fiscalização se dará entre 5h e 18h na região do Cantagalo: o retorno em frente à entrada do cemitério será bloqueado ao tráfego caso haja necessidade. 

São Francisco Xavier – Em Charitas, a fiscalização de trânsito será intensificada na Avenida Prefeito Sylvio Picanço e haverá auxílio para a travessia de pedestres, entre 5h e 18h. 
São Lázaro – Em Itaipu, os agentes da NitTrans intensificarão a fiscalização na Avenida Francisco da Cruz Nunes e auxiliarão na travessia de pedestres, entre 5h e 18h.

Na unidade de Charitas, junto com a ampliação dos nichos e gavetas, será construído um novo ossário. O São Lázaro, em Itaipu terá uma nova fachada

Ilustrações/Prefeitura de Niterói

Cemitérios municipais vão receber obras

Os três cemitérios municipais de Niterói passarão por obras de reforma e ampliação a partir do primeiro semestre de 2019. O Cemitério do Maruí, no Barreto, que em 2017 passou por intervenções, recebendo dois mil nichos e 1.100 gavetas, além de novo ossário, desta vez terá a sede administrativa do serviço funerário reformada, assim como as oito capelas.

Já o Cemitério São Lázaro, em Itaipu, ganhará mais 1260 nichos e 140 gavetas. A reforma da sede administrativa incluirá a troca de pisos, portas, pintura nas paredes internas e externas, recuperação do telhado, calha e a climatização dos ambientes. Os muros que cercam o cemitério também serão ampliados e será construída uma nova fachada.

No Cemitério São Francisco Xavier, em Charitas, junto com a ampliação dos nichos e gavetas, que estão sendo calculados, será construído um novo ossário. A sede administrativa e capelas também serão reformadas.

A partir da ordem de início, o prazo para conclusão da obra será de nove meses, segundo o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini. O investimento da Prefeitura de Niterói para a realização destas intervenções será de mais de R$ 2,5 milhões.  

Temperini explica, ainda, que além da reforma nas três unidades, a gestão dos cemitérios será modernizada. O objetivo com esta medida é proporcionar mais transparência e facilidade nos processos de sepultamento. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Fazenda, Governo e Planejamento.

“Iremos informatizar todo o sistema de gestão dos cemitérios. Este sistema permitirá, por exemplo, gerar guias de recolhimento municipal com código de barras, dando mais agilidade nos pagamentos das taxas de sepultamento”, detalha Temperini.