Criada pelo empreendedor do Vale do Silício, Dave Asprey, o bulletproof coffee (café à prova de balas em inglês) surgiu após uma viagem que o empresário fez ao Tibete, onde experimentou o chá com manteiga feita do leite de iaques - espécie de bovino da região. Decidido a criar algo a partir desta experiência, Asprey desenvolveu a receita do bulletproof coffee, que é a junção de café filtrado + manteiga clarificada (ghee) + óleo de coco. O resultado é esta bebida, que, segundo o seu criador, é capaz de “hackear seu corpo”, fornecendo energia mental imediata; aumentar a performance corporal, podendo ser um ótimo pré-treino; e acelerar a queima de gordura.
"O bulletproof coffee vem sendo muito utilizado pelas pessoas, principalmente as praticantes de atividades físicas, as que buscam emagrecimento e as que querem melhorar foco e concentração para estudar. A combinação do café com o óleo de coco e manteiga são bastantes efetivos para melhorar o foco, concentração, saciedade e termogênese. Isso porque o café é fonte de cafeína que estimula o sistema nervoso, aumentando o estado de alerta que proporciona a melhora no foco e concentração. Além de aumentar o desempenho esportivo e a queima de gordura pela sua ação termogênica. E o óleo de coco e a manteiga são fontes de triglicerídeos de cadeia média, ou seja, uma gordura que é rapidamente absorvida, gerando energia e aumentando a saciedade", explica a nutricionista Carolina Soarez.
A bebida fez tanto sucesso, que virou marca do “biohacker”, que hoje comercializa diversos produtos com esta proposta, além de publicar em seu site oficial guias de treinos, dicas nutricionais e até mesmo um podcast.
Claro que a criação virou febre entre celebridades e digital influencers, como o apresentador americano Jimmy Fallon, a atriz Shailene Woodley e aqui no Brasil a blogueira de moda e empresária Camila Coutinho.
Para a nutricionista Isabel Vieira, a bebida pode até ser saudável por possuir bons ingredientes em sua composição, mas também não é milagrosa.
"O grande problema é colocar toda a responsabilidade do seu desempenho em um alimento só! O desempenho pode até melhorar por conta da cafeína presente, mas não vai aumentar a força ou a termogênese, por exemplo. A gordura do óleo de coco e da manteiga também pode ser excelente para dar energia ao seu treino, mas, como ela, existem vários outros alimentos. E vale ressaltar que não existe apenas uma receita do bulletproof coffee, há quem use com manteiga e óleo de coco, há quem escolha apenas uma dessas gorduras, há quem coloque canela e pimenta caiena, por exemplo", comenta a profissional, que ainda lembra o fato da junção de gorduras resultar em uma receita calórica: "Aumenta o teor de calorias com certeza. Mas não quer dizer que por ser calórico não seja bom, tudo vai depender do equilíbrio e do restante da alimentação de quem consome. Consumir uma vez por dia como pré-treino eu acho uma boa opção. Muitas pessoas se adaptaram muito bem por não conseguirem ir em jejum para a atividade física e, ao mesmo tempo, não acordarem muito dispostas a comer logo cedo," finaliza.
Segue abaixo a receita tradicional do bulletproof coffee, lembrando que você pode adaptar ao seu gosto, adicionando canela ou algum suplemento alimentar, por exemplo.
Ingredientes
? 200 ml de café filtrado
? 1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou manteiga ghee
? 2 colheres (sopa) de óleo de coco
Modo de preparo: Prepare o café normalmente, utilizando água quente (sem ferver) para passar. Em seguida, coloque o café no liquidificador, junto com a manteiga e o óleo de coco. Bata bem todos os ingredientes por 40 segundos. Não é necessário usar qualquer tipo de açúcar ou adoçante. Sirva em uma caneca, saboreie e tenha um bom treino.