Implantes dentários vão muito além da estética

A perda de dentes pode afetar a autoestima e a qualidade de vida, tornando a mastigação e a fala mais difíceis - Foto: Divulgação

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A colocação dos implantes dentários vai muito além dos fatores estéticos e sociais. Frequentemente, eles são usados para substituir dentes perdidos ou danificados e podem proporcionar benefícios para a saúde bucal do paciente, mas não são necessariamente uma cura para problemas de saúde. Ele é uma solução para substituir um ou vários dentes perdidos por cáries, doenças gengivais, traumas e outros problemas. O tratamento é feito para casos extremos e pode ser realizado a partir dos 18 anos, segundo a dentista Fernanda Oliani, consultora técnica da Oral Sin, rede de clínicas odontológicas especializadas em implantes dentários.

"Se temos cárie hoje, pode ser que lá na frente esse dente seja um implante. Porque faz uma restauração, aí depois tem que refazer, trata o canal, aí esse dente fica com pouca estrutura remanescente numa mordida ou numa atividade como o bruxismo o dente venha a quebrar. Então existe uma sequência de tratamentos antes de fazer um implante. É muito importante passar por uma avaliação e ver o tratamento mais adequado e mais conservadores para cada paciente"

Além de preencher espaços vazios deixados por dentes ausentes ou perdidos, os implantes podem trazer diversos benefícios, como a melhora na mastigação, na fala e a estética dentária, além de prevenir o deslocamento de outros dentes e problemas na oclusão, mordida. "O implante é indicado para quando aquele dente está perdido. Como doença periodontal, mobilidade comprometida, ou tem uma cárie radicular, com a estrutura afetada", alerta a dentista.

Prevenção - Quando um dente é perdido, é preciso que haja uma substituição, pois aquela falta, pode levar a outros problemas, como a perda óssea na mandíbula e o deslocamento dos dentes próximos. Implantes dentários podem prevenir esses problemas ao manter a estrutura óssea e a integridade.

Autoestima - A perda de dentes pode afetar a autoestima e a qualidade de vida, tornando a mastigação e a fala mais difíceis. Os implantes dentários podem restaurar a função e a estética, melhorando assim a qualidade de vida do paciente de forma geral, trazendo também mais conforto.

"O paciente que tem dentadura em cima e embaixo, o implante entra para resgatar o que ele perdeu. Serve para trazer uma qualidade de vida, uma sensação e os benefícios de uma prótese fixa. É um ganho muito grande para os pacientes que estão há muitos anos sem os dentes", diz Fernanda Oliani.