Por Redação
Complexo público da SaúdeRJ iniciou funcionamento do Centro Cirúrgico, na modalidade de day clinic, com alta no mesmo dia
O Rio Imagem Baixada, maior complexo público de Saúde da América Latina, ampliou a oferta de exames em seu segundo ano de funcionamento. Com a marca de 1,5 milhão de exames de imagens e laboratoriais realizados, a unidade do Governo do Estado agora oferece colonoscopia e endoscopia digestiva alta, que são realizados no Centro Cirúrgico, na modalidade de day clinic, com alta no mesmo dia.
- O Rio Imagem Baixada representa um marco na democratização da saúde no nosso estado. Ampliar a oferta de exames, com procedimentos realizados no mesmo dia, é garantir mais dignidade e agilidade para a população. Estamos investindo para que os fluminenses tenham acesso a um atendimento moderno, de excelência e mais perto de casa - destacou o governador Cláudio Castro.
Pacientes regulados de todo o estado do Rio de Janeiro são encaminhados à unidade para os procedimentos. Até agora, quase 200 exames de colonoscopia foram realizados, ajudando a desafogar a procura pelo atendimento em outras unidades. Já para a endoscopia digestiva alta, a procura foi maior, com quase 1.200 exames realizados, uma média de 180 por mês.
Indicada para a avaliação do intestino grosso e parte final do delgado, a colonoscopia é bastante eficaz para a investigação de sintomas de origem intestinal como sangramento nas fezes, diarreia e dor abdominal. No Rio Imagem Baixada, o procedimento é feito em poucos minutos com uma sedação leve. Após um período de descanso, o paciente pode voltar para casa.
Morador de Mesquita, na Baixada Fluminense, Marcos Cardoso Feliz, de 59 anos, fez o exame de colonoscopia pela primeira vez. “Há seis meses, tenho um forte desconforto gástrico e estou fazendo uma investigação completa. Gostei bastante de fazer o exame bem mais próximo da minha casa. Levei apenas 15 minutos para chegar aqui. O atendimento é ótimo e poderei voltar logo ao médico”, disse Marcos, casado, pai de dois filhos.
Aos 60 anos, Jandira da Silva, moradora de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, estava ansiosa para retornar às suas atividades. Dona de uma creche para crianças de um a dez anos, a paciente estava pela primeira vez no Rio Imagem Baixada. “Estou com uma dor forte que começa na virilha e se estende pela perna. Isso me atrapalha demais no meu dia a dia. Tenho esperanças de descobrir o meu problema”, afirmou.
Capacidade de realizar até 40 mil exames por mês
O Rio Imagem Baixada está equipado com tecnologia de ponta e tem capacidade para realizar até 40 mil exames por mês. Dos mais simples, como raio-x, até os mais complexos, como a imuno-histoquímica para identificar tumor de mama, além de cirurgias não invasivas. Hoje, a unidade atende pacientes das cidades das regiões da Baixada Fluminense, Costa Verde, Centro Sul e Sul Fluminense.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informa que as vagas para exames são distribuídas conforme a população de cada região, pelo sistema estadual de regulação- SER, que recebe dos municípios a demanda por exames.
A unidade, às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, ocupa uma área de cinco mil metros quadrados e está equipada com salas de exames de imagem e laboratório de análises clínicas.