Rio das Ostras iniciou a atualização dos protocolos utilizados em atendimentos a pessoas em crise psiquiátrica, com participação das áreas de Saúde, Guarda, Trânsito e Ordem Pública.
A Prefeitura informou que o trabalho envolve revisão dos fluxos de atendimento e treinamento de profissionais responsáveis pelas primeiras intervenções.
Atualmente, pessoas em alterações emocionais severas podem ser atendidas pelo serviço municipal de Resgate ou pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas à UPA 24 horas. Após estabilização, os casos que necessitam de internação podem seguir para o Hospital Municipal.
Entre as medidas previstas estão capacitações para equipes de Resgate, médicos, profissionais de enfermagem, recepção e setores administrativos, além da aquisição de materiais e atualização de protocolos destinados às equipes médicas.
A previsão é concluir as principais ações ainda neste semestre, antes da alta temporada.
Leia a íntegra na Prefeitura de Rio das Ostras.