Macaé cria novo 0800 para denúncias e orientação contra racismo

Novo telefone gratuito é 0800 567 0100; município também mantém canal por celular que recebe áudio, fotos e imagens.

Macaé ampliou os canais de denúncia e orientação relacionados a casos de racismo com a criação do telefone gratuito 0800 567 0100.

A medida foi divulgada pela Prefeitura de Macaé. O município também mantém o número (22) 99104-7284, que funciona 24 horas e pode receber mensagens, áudios, fotos e imagens.

Canal oferece orientação e encaminhamento

O atendimento municipal tem a função de orientar a vítima e encaminhar a situação aos órgãos responsáveis conforme o caso. Registros, mensagens, vídeos, fotos e identificação de testemunhas podem ser importantes para documentar a ocorrência.

Em situações que envolvam risco imediato ou crime em andamento, a vítima deve procurar também os canais policiais de emergência ou uma delegacia.

Guardar provas pode ajudar

Quando possível e seguro, preservar mensagens, capturas de tela, nomes, horários e locais pode auxiliar na apuração. A orientação jurídica e institucional adequada ajuda a definir qual órgão deve receber a denúncia formal.

O novo 0800 reduz uma barreira de acesso ao permitir ligação gratuita, enquanto o canal por celular facilita o envio de arquivos que possam documentar o episódio.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Meteorologista da Defesa Civil explicou atmosfera, diferença entre tempo e clima e importância da previsão para ações preventivas.
Evento gratuito será realizado de 10 a 12 de outubro no Beco das Artes, com produtos artesanais, oficinas, palestras e música.
Relação preliminar não teve candidatos inabilitados nesta etapa; período para impugnações vai de 6 a 8 de outubro.
Competição será em 15 de novembro no Ginásio Poliesportivo e terá premiações por equipes e categorias absolutas.
Evento ocorre nos dias 6 e 7 de outubro na Câmara Municipal e reúne profissionais, cuidadores, estudantes e pesquisadores.
Projeto busca ampliar alimentos frescos nas refeições e envolver pessoas acolhidas no cultivo e cuidado com a horta.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.