Projeto Pró-Catadores debate gestão de resíduos

O encontro contou com a presença de representantes da Administração Municipal e sociedade civil organizada, além de catadores indepentendes Foto: Alexandre Leite
O consultor do Sebrae, Alexandre Ferreira, apresentou os aspectos legais da gestão de resíduos sólidos Foto: Alexandre Leite

A Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com o Sebrae, realizou na terça-feira, 14 de abril, mais uma reunião do Projeto Pró-Catadores, no Parque dos Pássaros, e avançou nas ações voltadas à gestão sustentável de resíduos sólidos no Município.

O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Carlos Correia, do superintendente de Gestão Ambiental, Ivan Noé, além de representantes das secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Comunicação Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e de Governança e Transformação Digital. Também participaram integrantes do Fórum de Economia Solidária, da Cooperativa de Trabalhadores Reciostras, da Liderança do Norte Fluminense e catadores independentes.

A primeira parte da reunião foi conduzida pelo consultor do Sebrae, Alexandre Ferreira, que apresentou os aspectos legais da gestão de resíduos sólidos, destacando a importância da integração de toda a cadeia e da inclusão socioprodutiva dos catadores. Já a segunda etapa foi conduzida pelo consultor Altair Souza, que deu continuidade à apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, atualmente em desenvolvimento pelo grupo de trabalho.

A reunião dá sequência ao processo iniciado com o diagnóstico situacional, a elaboração do plano de ação e a formação da Comissão de Gestão, responsável por conduzir as próximas fases do projeto.

A proposta do Pró-Catadores é implantar a coleta seletiva, ampliar ações de educação ambiental, intensificar a fiscalização e estimular a economia circular no Município.

A iniciativa também busca ampliar a participação dos catadores, promovendo inclusão produtiva e geração de renda, além de contribuir para uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos e para o desenvolvimento socioeconômico de Rio das Ostras.

Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Emissão, cancelamento e substituição de notas passam a ser feitos exclusivamente no Ambiente Nacional.
Operação registrou 70 ocorrências fiscais em São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras.
Estrutura do HELagos recebeu investimento superior a R$ 6 milhões e atende recém-nascidos de municípios da Região dos Lagos.
Novo sistema de Araruama vai integrar agendas, consultas, exames e informações dos pacientes da rede municipal.
Unidades municipais mantêm rodas de conversa e ações de prevenção e acolhimento em saúde mental até terça-feira.
Município organiza protocolos e responsabilidades para integrar a rede de prevenção à violência contra crianças e adolescentes.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.