Governador interino do Estado do Rio de Janeiro Desembargado Ricardo Couto


O desembargador Ricardo Couto de Castro assumiu o governo do Estado do Rio de Janeiro após a renúncia do ex governador Cláudio Castro. Atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, ele ocupa o cargo de forma interina por causa da linha sucessória prevista na Constituição estadual, em caso de vacância dos cargos de governador e vice governador.
O estado está sem vice governador desde a saída de Thiago Pampolha e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar, encontra se afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal, o que levou o comando do estado ao Poder Judiciário de forma temporária.
Ricardo Couto tem 61 anos e iniciou a carreira pública na Defensoria Pública em 1989. Em 1992 ingressou na magistratura após aprovação em concurso para juiz. Tornou se desembargador em 2008 e ocupou funções administrativas e judiciais no tribunal antes de assumir a presidência da Corte em 2025.
Com a vacância no Executivo estadual, o governador interino deverá conduzir a administração pública estadual, mantendo o funcionamento da máquina pública até a realização da eleição indireta que escolherá o novo governador para mandato até 2026, conforme determina a legislação estadual vigente.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Pesquisa Datafolha mostra Flávio Bolsonaro com 45% e Lula com 38% das intenções de voto para presidente entre os eleitores do Rio de Janeiro.
Atendimento será realizado das 11h às 18h, em Colubandê, e receberá demandas urgentes de moradores de São Gonçalo, Niterói, Maricá e Itaboraí.
Unidade é projetada para atender cerca de 9 mil moradores, mas imóvel ainda passará por transformação antes da abertura.
Espaço foi entregue no Fonseca dentro de pacote de urbanização; Prefeitura prevê duas novas áreas semelhantes na comunidade.
Iniciativa recebeu segundo lugar em prêmio estadual após seis meses de atuação; Prefeitura prevê ampliar atendimento em 2027.
Programa realiza adequações conforme as condições de cada imóvel, mas balanço divulgado não informa tamanho atual da fila de espera.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.