Grupo de educação em saúde no IPS fortalece cuidado e convivência entre idosos

Grupo de educação em saúde no IPS fortalece cuidado e convivência entre idosos

Grupo de educação em saúde no IPS fortalece cuidado e convivência entre idosos

Os encontros acontecem semanalmente, com debates e atividades sobre temas como alimentação saudável, prática de atividades físicas e bem-estar

Por: Igor Azeredo –
Foto: Igor Azeredo / Divulgação – 21/04/2026 – 15:25:57


 (Foto: Igor Azeredo / Divulgação)

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do IPS desenvolve um grupo de educação em saúde voltado para idosos do território. A iniciativa é conduzida pela médica da Estratégia Saúde da Família (ESF), Bruna Chagas, com o apoio de estudantes do 9º período de Medicina da Faculdade de Medicina de Campos (FMC). Os encontros acontecem semanalmente, sempre às terças-feiras, a partir das 14h, com debates e atividades sobre temas como alimentação saudável, prática de atividades físicas e bem-estar.
Segundo Bruna Chagas, a proposta do grupo surgiu a partir das demandas identificadas nas consultas médicas. “A ideia de realizar o grupo surgiu da necessidade observada nas consultas, principalmente em relação às demandas emocionais, dúvidas e também à questão da solidão. Buscamos promover maior integração entre os idosos, fortalecendo a rede de apoio entre eles e também o vínculo deles com a equipe de saúde”, explicou a médica.
Segundo ela, a metodologia dos encontros prioriza a escuta e a participação ativa dos usuários. “As reuniões são feitas semanalmente, com um tema diferente a cada encontro. Procuramos entender o que eles já sabem sobre o assunto e, a partir disso, promovemos debates e discussões que contribuem para o aprendizado coletivo”, acrescentou.
Além das atividades educativas, o grupo também realiza um acompanhamento dos participantes. De acordo com o acadêmico Emanuel da Mata, no início foi feita uma avaliação geral de saúde dos idosos. “Realizamos uma espécie de triagem para entender como eles estavam naquele momento, avaliando aspectos físicos como pressão arterial, peso e índice de massa corporal, além da saúde mental, por meio de escalas de depressão do idoso e de isolamento social”, detalhou.
Ele destaca que a proposta inclui a reavaliação desses indicadores ao longo do tempo. “Ao final, vamos reaplicar essas escalas para verificar se houve mudanças, tanto nos aspectos físicos quanto emocionais. A ideia é entender se o convívio, as discussões e a troca de experiências estão trazendo benefícios para esses idosos”, completou.
Os relatos dos participantes reforçam os impactos positivos da iniciativa. A moradora do IPS Maria Aparecida Resende, de 53 anos, destacou a melhora na saúde após participar dos encontros. “Hoje é minha terceira reunião aqui na unidade. Cheguei com a pressão bastante desregulada, chegando a 24 por 12. Com o acompanhamento da doutora Bruna e a mudança na alimentação, agora minha pressão está 12 por 8. Graças a Deus”, contou.
Já Maria de Fátima Menezes, de 70 anos, ressaltou o aprendizado e a convivência proporcionados pelo grupo. “Estou gostando muito. Aprendi muitas coisas. Eles ensinam sobre alimentação, ajudam nas atividades físicas, e isso tem contribuído bastante para o nosso dia a dia”, afirmou.
Além de Emanuel, também participam da iniciativa os estudantes do 9º período de Medicina da FMC Patricia Damasceno, Lívia Rocha e Isabella Falcão, que colaboram nas atividades educativas e no acompanhamento dos idosos.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Agenda reúne teatro, circo, literatura e atividades lúdicas em diferentes pontos do município, com 30 oportunidades culturais.
Angiologia, Cardiologia e Otorrinolaringologia serão para pacientes já agendados; Clínica Médica terá demanda livre.
Órgão recomenda pesquisar preços, planejar o orçamento e observar condições de pagamento para evitar endividamento.
Apenas 54 pessoas com 85 anos ou mais haviam recebido o imunizante desde 22 de setembro, segundo o município.
Ação do PAAQ e da UBSF Santo Amaro atendeu moradores dos assentamentos Ilha Grande e Che Guevara.
Projeto Lona na Lua terá apresentações no Parque de Exposições entre os dias 16 e 21, com sessões para estudantes e público geral.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.