Inflação de outubro desacelera, mas comida sobe 0,88%

Prévia oficial foi de 0,32%; alimentação pressionou o índice e energia elétrica teve queda.
Casa lotérica da Caixa Econômica Federal em São Félix do Coribe
Unidade lotérica da Caixa Econômica Federal em São Félix do Coribe. Imagem de arquivo.

A prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA-15, ficou em 0,32% em outubro, abaixo dos 0,70% de setembro. Apesar da desaceleração do índice geral, o grupo Alimentação e Bebidas avançou 0,88%, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (23).

Os alimentos consumidos em casa subiram 1,01% no mês, com pressão de produtos como tomate, cebola e batata-inglesa. O comportamento ajuda a explicar por que o consumidor continua percebendo aumentos nos supermercados mesmo quando o índice nacional desacelera.

Em sentido contrário, Habitação recuou 0,10%, com redução nos preços de energia elétrica residencial. O IPCA-15 acumula 4,15% no ano e 4,62% em 12 meses.

A prévia não representa o índice fechado do mês. Os dados foram publicados pelo IBGE, por meio da Agência Gov.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Rodada 32 terá nove partidas pontuáveis e não inclui Cruzeiro x Remo, disputado na sexta.
Eleitor pode consultar local e seção pelo aplicativo; identificação digital exige foto no cadastro.
Concurso 3074 terá sorteio às 21h; apostas podem ser registradas até as 20h.
Confronto da 32ª rodada do Brasileirão acontece às 21h, no Vila Belmiro, em Santos, com transmissão de sportv e Premiere.
Confronto da 32ª rodada do Brasileirão acontece às 18h30, no Arena Barueri, com transmissão de Premiere.
Confronto da 32ª rodada do Brasileirão acontece às 16h30, no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, com transmissão de Globo e Premiere.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.