Morte após Maratona de Niterói amplia cobrança por regras de segurança

Federação Estadual de Atletismo defende protocolos médicos mais rígidos e maior fiscalização das provas de longa distância.

A morte de Jair Vieira Junior após completar a Maratona de Niterói abriu um novo debate sobre os protocolos de segurança adotados em corridas de longa distância no Rio de Janeiro.

O empresário, de 53 anos, participou dos 42 quilômetros da prova realizada em 27 de setembro. Após completar o percurso, passou mal, recebeu atendimento no posto médico do evento e foi levado ao Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro de Niterói, mas não resistiu.

O caso levou a Federação Estadual de Atletismo do Rio de Janeiro a defender regras mais rígidas para provas longas, com revisão de protocolos médicos e maior controle da estrutura oferecida aos participantes, segundo reportagem do Diário do Rio.

O presidente da entidade, Robson Maia, informou ao veículo que a Maratona de Niterói possuía o chamado permit da Federação, relacionado à chancela da prova e à verificação de requisitos como percurso, hidratação, ambulâncias e estrutura médica.

A Federação, porém, ainda não havia recebido o relatório produzido depois do evento e, por isso, afirmou não ter elementos para apontar eventual falha da organização.

A 3A Eventos, responsável pela prova, informou que havia oito ambulâncias, autorização do Corpo de Bombeiros, seguro contra acidentes e permit da Federação. A empresa também afirmou que Jair recebeu atendimento imediato.

Essas informações afastam qualquer conclusão antecipada sobre responsabilidade. Sem laudo e sem o relatório técnico completo da prova, não há base para atribuir a morte a uma falha específica.

O fato novo está na discussão provocada pelo caso: quais exigências médicas devem valer para provas longas, como fiscalizá-las e quais critérios devem ser cobrados antes que milhares de corredores ocupem as ruas.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Partidas começam às 8h no Campo do Frade, reunindo equipes de Macaé e de outros municípios do Rio de Janeiro.
Partida da oitava rodada do Campeonato Saudita começou nesta sexta no Al-Awwal Park.
Seleções se enfrentam nesta sexta pelas eliminatórias europeias da Copa do Mundo Feminina.
Aquisição é destinada ao Hospital Infantil Darcy Souza Vargas e consta no processo administrativo 752/2026.
Anaia Pequeno, representado pelo Karanba, enfrenta o Jardim Catarina neste sábado por uma vaga na final feminina.
Programação inclui corrida feminina, Feira do Parque e Caravana de Arte e Lazer; espaço abrirá excepcionalmente na segunda-feira.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.