Mulher de 62 anos foi internada em 24 de junho com dores intensas e dificuldade para caminhar; direção do hospital confirmou que exame foi agendado para 9 de setembro.
Uma paciente de 62 anos chegou a 48 dias de internação no Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, em Niterói, enquanto aguardava uma ressonância magnética para investigar dores intensas e uma possível lesão na coluna. A direção da unidade confirmou que o exame foi marcado para 9 de setembro, segundo informações encaminhadas ao Enfoco.
Ilzimere Corrêa deu entrada na emergência em 24 de junho. De acordo com a filha, Michele Corrêa, a paciente tem hipertensão, diabetes e insuficiência renal, além de realizar hemodiálise três vezes por semana. Ela procurou atendimento depois de apresentar fortes dores, dificuldade para caminhar e problemas para permanecer em pé.
A família afirma que, durante a internação, a equipe médica chegou a indicar que Ilzimere recebesse alta e aguardasse em casa a realização da ressonância. Michele se recusou a aceitar a medida por considerar que a mãe não teria condições de permanecer no domicílio devido às dores e à dificuldade de mobilidade.
A filha informou ainda que pretende procurar a Defensoria Pública para discutir o atendimento prestado. Segundo seu relato, Ilzimere também apresentou anemia e infecção urinária durante o período em que esteve hospitalizada. A reportagem que revelou o caso registrou que o Hospital Azevedo Lima não confirmou relação entre esses problemas e a internação.
Hospital confirma data do exame
Procurada pelo veículo, a Secretaria de Estado de Saúde consultou a direção do Hospital Estadual Azevedo Lima. A unidade confirmou tanto o período prolongado de internação quanto o agendamento da ressonância para 9 de setembro. Até a publicação da resposta, porém, não havia sido esclarecido se a paciente permaneceria internada até a realização do exame ou se deveria aguardá-lo em casa.
Também não foram detalhados os motivos da alta relatada pela família nem eventual suporte que seria oferecido à paciente caso ela deixasse o hospital antes da ressonância.
O caso chama atenção para o acesso a exames necessários à continuidade do diagnóstico. Em seu perfil institucional, a Secretaria de Estado de Saúde informa que o Hospital Azevedo Lima é referência em atendimento de emergência e em ortopedia e traumatologia de média e alta complexidade. A unidade conta ainda com clínica médica, neurocirurgia, emergência e outras especialidades.
A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói também relaciona o Azevedo Lima entre as unidades estaduais instaladas na cidade e descreve o hospital como serviço de urgência e emergência de média e alta complexidade, com atendimento de casos clínicos e traumáticos referenciados.
Para a família, permanece a preocupação com o intervalo entre a internação e a data prevista para o exame. Até a divulgação do caso, não havia informação pública sobre antecipação da ressonância, transferência da paciente para outra unidade ou mudança no agendamento confirmado pelo hospital.