Rio das Ostras inicia plantio de milho e feijão

Plantio de milho e feijão em Cantagalo tem apoio técnico e de máquinas e prevê produção de sementes para outros agricultores no próximo ano.
Área rural de Cantagalo recebe plantio de milho e feijão em Rio das Ostras
Plantio em Cantagalo recebe assistência técnica e apoio de máquinas do município.

Rio das Ostras iniciou o plantio de milho e feijão em Cantagalo, na área rural do município, com assistência técnica e apoio de máquinas. A iniciativa procura ampliar a produção agrícola e preparar sementes para futuros ciclos de cultivo.

Segundo a Prefeitura de Rio das Ostras, o milho está sendo plantado dentro da janela considerada adequada para o cultivo. No caso do feijão, a ação utiliza sementes cedidas pela Pesagro-Rio, de Campos dos Goytacazes.

Feijão será usado também para formar estoque de sementes

Foram escolhidas as variedades UENF 2014, de grão preto, e Pingo de Ouro, de grão vermelho. O plantio ocorre em áreas cedidas por produtores rurais.

Além da colheita atual, o município pretende usar parte da produção para formar sementes que poderão ser disponibilizadas a outros agricultores no próximo ano. A estratégia cria uma etapa de multiplicação local, reduzindo a dependência de obtenção externa do material em futuros plantios.

A participação do poder público inclui assistência técnica e suporte com máquinas. O resultado econômico, no entanto, dependerá da produtividade, do manejo, das condições climáticas e da capacidade de ampliar o número de produtores atendidos.

Cantagalo concentra parte da atividade rural de Rio das Ostras, que costuma ficar menos visível diante do perfil turístico e urbano do município. O cultivo de alimentos ajuda a diversificar a produção e pode fortalecer pequenas propriedades quando há continuidade na assistência.

Para os produtores, os próximos pontos a acompanhar são o desempenho das variedades plantadas, a quantidade de sementes obtida e os critérios que serão usados para distribuí-las no próximo ciclo.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Segundo lote do credenciamento de facilitadores culturais de Rio das Ostras termina nesta quinta-feira, 8 de outubro.
Fundação Rio das Ostras de Cultura oferece 30 vagas em curso gratuito de Confecção de Bonecos, com inscrições até 9 de outubro.
Vestibular Cederj 2027/1 oferece 55 vagas em Rio das Ostras para Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnólogo em Design Gráfico.
Mobilização nesta quarta, 7, terá orientações, testes rápidos e solicitações de mamografia na Praça José Pereira Câmara, em Rio das Ostras.
Leripe Rádio Web foi lançada nesta terça-feira e terá programação 24 horas, música, informação pública, cultura e participação dos moradores.
Rio das Ostras abriu inscrições para uma trilha online de espanhol e um encontro presencial sobre práticas avaliativas na Educação.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.