Seminário de roteiro segue na UFF até quinta

Seminário na UFF discute roteiro, audiovisual brasileiro e impactos da inteligência artificial na criação para as telas.

O I Seminário Brasileiro de Estudos de Roteiro segue até esta quinta-feira, 30 de abril, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. O encontro ocorre em formato híbrido, com atividades presenciais no Casarão do IACS, em São Domingos, e participação online em parte da programação. A agenda para ouvintes pode ser acompanhada pelo perfil oficial @sberoteiro.

Realizado na UFF, o seminário reúne pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação, roteiristas e profissionais do audiovisual para discutir o papel do roteiro na produção brasileira. A proposta é ampliar o debate sobre as práticas, métodos e modelos narrativos que orientam o mercado, além de estimular reflexões sobre formas próprias de criação no Brasil e na América Latina.

Entre os temas em discussão estão os principais manuais de roteiro usados no país, os padrões dominantes de construção narrativa, os processos criativos, a escrita compartilhada, a televisão, a não ficção, as perspectivas decoloniais, a história do audiovisual e os desafios de financiamento. O uso da inteligência artificial na criação de roteiros também está entre os assuntos abordados, em um momento de transformação tecnológica no setor.

O seminário integra um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Pablo Gonçalo, docente da Universidade de Brasília (UnB) e professor visitante do PPGCine da UFF. Com trajetória acadêmica internacional, incluindo passagem pela Freie Universität Berlin e atuação como Fulbright Visiting Scholar na University of Chicago, o pesquisador também atua como roteirista, diretor e autor de obras voltadas aos estudos de roteiro e cinema.

Segundo Pablo, a iniciativa busca preencher uma lacuna ainda existente na pesquisa acadêmica brasileira sobre roteiro. A proposta é investigar historicamente o papel do roteiro no cinema e no audiovisual nacional, reunindo contribuições de pesquisadores de diferentes regiões do país e incentivando a produção de artigos e ensaios sobre o tema.

“O Brasil possui uma tradição de roteiristas talentosos, inovadores e que criam narrativas rapidamente assimiladas aqui e lá fora. No entanto, o trabalho desses roteiristas ainda é pouco estudado nas universidades brasileiras. O I Seminário Brasileiro de Estudos de Roteiro tem esse objetivo: conectar a reflexão universitária com a teoria e a prática do roteiro brasileiro. É um convite para pensar, juntamente com uma ampla comunidade, os desafios dessa profissão, num contexto contemporâneo de profundas mudanças tecnológicas e impacto no modo de escrita e narrativas para as telas”, afirma Pablo.

O evento é financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), pela FAPERJ e pelo Projeto Paradiso. A realização é do PPGCine da UFF, do PPGCom da UnB, do NEX, Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais, e do grupo de pesquisa do CNPq “Estudos de Roteiro: arquivos, processos, cartografia”.

“Para o Projeto Paradiso, é muito importante apoiar iniciativas que colocam o roteiro no centro do debate, sejam elas acadêmicas ou voltadas à indústria. Esses dois campos se complementam e desempenham um papel fundamental na formação e no aprimoramento dos profissionais do audiovisual. Ao fortalecer essa base, contribuímos para ampliar a qualidade, a potência e o alcance das obras produzidas”, afirma Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Banda comemora cinco anos com show temático, convidados e concurso de fantasias em outubro.
Acordo entre Estado, BNDES e COPPE/UFRJ prevê análises técnicas também para as linhas 2 e 4.
Unidade do Cavalão recebe melhorias e mantém duas equipes de Saúde da Família para acompanhamento da comunidade.
Quinta edição terá provas de 42 km, 16 km e 6 km, além de caminhada, com largada e chegada no Caminho Niemeyer
Evento gratuito reúne poesia em Libras, dança, literatura, atividades infantis e feira cultural em Icaraí.
Prova terá largada e chegada no Caminho Niemeyer e provoca interdições no Centro, Zona Sul e Região Oceânica.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.