STF e STM ampliam verbas acima do teto decisão eleva gratificações na Justiça Militar

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A ampliação de verbas indenizatórias na Justiça Militar ganhou novo capítulo após decisões recentes envolvendo o Supremo Tribunal Federal e atos administrativos internos do Superior Tribunal Militar. As medidas aprovadas permitem ampliar pagamentos a magistrados, inclusive acima do teto constitucional atualmente fixado em R$ 46000.

A principal mudança trata da gratificação por acúmulo de função, que passou a ser classificada como verba indenizatória, ficando fora do limite remuneratório previsto na Constituição.

Com isso, o percentual do adicional foi elevado e pode gerar acréscimos próximos de R$ 15000, dependendo das funções exercidas. Também houve ampliação do alcance da gratificação para novas atividades e extensão do pagamento a ministros inativos, o que amplia o impacto financeiro das decisões. Especialistas apontam que a classificação como indenização segue entendimento já adotado em outros tribunais, mas levanta debate sobre controle de gastos públicos.

Até o momento, não houve manifestação oficial detalhada do tribunal sobre os impactos totais das medidas nem previsão de revisão das normas internas aprovadas recentemente. O tema deve permanecer em análise por órgãos de controle e pode gerar questionamentos futuros no âmbito jurídico e administrativo da União e dos tribunais superiores envolvidos.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Paralisação começou em 10 de setembro e tem como principal impasse as condições de custeio do Saúde Caixa.
Monitor da ANA aponta expansão do fenômeno, com agravamento em áreas do Norte e do Nordeste e aumento de municípios sob seca severa.
Primeira onda de calor da primavera provoca temperaturas extremas em várias regiões; mudança no tempo é esperada com avanço de frente fria.
Carga foi encontrada em dois veículos após monitoramento de uma embarcação vinda do Paraguai na região de Jupira.
Homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de uso restrito; dois artefatos explosivos foram detonados de forma controlada.
Entre 25 e 28 de setembro, operações da Polícia Federal no aeroporto resultaram em prisões, apreensões de cocaína e cumprimento de mandados.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.