Violência explode no campo com mortes e trabalho escravo expõe crise no Brasil rural

Foto: Bruno Mancinelle | Casa de Governo

O relatório Conflitos no Campo Brasil, divulgado pela Comissão Pastoral da Terra, registrou em 2025 queda no total de ocorrências, mas aumento em indicadores de violência extrema e trabalho escravo. Foram 1.593 conflitos em 2025 contra 2.207 em 2024, segundo dados consolidados do levantamento nacional.

O número de assassinatos dobrou, passando de 13 para 26 casos, com concentração na Amazônia Legal. O relatório aponta ainda crescimento de prisões, humilhações e casos de cárcere privado em diferentes estados. No eixo trabalho escravo, foram 159 registros e 1.991 trabalhadores resgatados, com destaque para construção civil e agronegócio. Também foram citados conflitos por terra e água envolvendo povos indígenas, quilombolas e pequenos agricultores em diversas regiões.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário afirma atuar em mediações para reduzir tensões e evitar escalada de violência no campo. Especialistas apontam que os dados reforçam a persistência de conflitos agrários estruturais e disputas por território no país.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

O programa Agente Local de Inovação Rural (ALI Rural), do Sebrae, está acompanhando seis pequenos produtores de Araruama com apoio da Prefeitura. A iniciativa prevê diagnóstico individual das propriedades e orientação sobre gestão, redução de
Araruama iniciou tratativas com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro para modernizar o processo de formalização de negócios. Reunião realizada em 14 de outubro discutiu o Regin 2.0, sistema que integra órgãos
Primeiro celular dobrável da Apple começa a ser vendido nesta sexta; chegada às lojas está marcada para 23 de outubro.
Unidade deverá ampliar oferta de cursos técnicos e superiores na Zona Norte do Rio.
Texto reduz jornada semanal para 40 horas, prevê dois dias de descanso e terá transição gradual.
A Prefeitura de Rio das Ostras anunciou a aplicação de reposição salarial de 4,22% sobre os vencimentos básicos de servidores municipais a partir da folha de outubro. A medida consta da Lei nº 3.293, de

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.