Argentina contesta que surto de hantavírus tenha começado no país

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Autoridades da Terra do Fogo, na Argentina, contestam a hipótese de que o surto de hantavírus no cruzeiro MV Hondius tenha se originado em Ushuaia. O diretor provincial de Epidemiologia, Juan Petrina, classificou como “praticamente nula” essa possibilidade, baseando-se no período de incubação do vírus e no histórico sanitário da região.

O casal holandês, que faleceu junto a uma passageira alemã, permaneceu apenas 48 horas em Ushuaia antes do embarque em 1º de abril, tempo insuficiente para a manifestação dos sintomas segundo as normas da OMS. Além disso, a Terra do Fogo não registra casos da doença desde 1996. A cepa identificada (Andes) é típica do sul do Chile e de outras províncias argentinas por onde o casal viajou anteriormente.

Investigadores analisarão roedores locais por precaução, mas especialistas reforçam que o risco epidêmico é baixo, embora o vírus seja letal e não possua vacina. O hantavírus é transmitido pelo contato com secreções de roedores infectados, e as autoridades internacionais seguem rastreando contatos de passageiros que desembarcaram antes do alerta sanitário.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Missão da NASA e SpaceX está prevista para 1º de outubro e leva quatro astronautas à ISS; emblema presta homenagem ao legado de resiliência da Apollo 13.

Por: Welltngton Inácio A inteligência artificial deixou de ser uma promessa distante na medicina e passou a integrar rotinas de apoio clínico, organização de prontuários, análise de dados e suporte à tomada de decisão. Com

Novo sistema de Araruama vai integrar agendas, consultas, exames e informações dos pacientes da rede municipal.
Unidades municipais mantêm rodas de conversa e ações de prevenção e acolhimento em saúde mental até terça-feira.
Unidade do Cavalão recebe melhorias e mantém duas equipes de Saúde da Família para acompanhamento da comunidade.
Unidade móvel no Centro de Maricá oferece mamografias e ultrassonografias para pacientes encaminhadas pela regulação.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.