Datafolha: Flávio tem 45% no RJ e Lula, 38%

Pesquisa Datafolha mostra Flávio Bolsonaro com 45% e Lula com 38% das intenções de voto para presidente entre os eleitores do Rio de Janeiro.
Gráfico do Datafolha com Flávio Bolsonaro em 45% e Lula em 38% no Rio de Janeiro
Pesquisa Datafolha mostra Flávio Bolsonaro com 45% e Lula com 38% das intenções de voto para presidente entre os eleitores do Rio de Janeiro.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (2) mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 45% das intenções de voto para presidente entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro. Lula (PT) aparece com 38%. O levantamento foi contratado pela Globo e pela Folha de S.Paulo e ouviu 1.204 pessoas entre 28 de setembro e 1º de outubro.

Na rodada anterior, divulgada em 25 de setembro, Flávio aparecia com 44% e Lula com 38%. Augusto Cury (Avante) e Renan Santos (Missão) registram 3% cada, Ronaldo Caiado (PSD) tem 2%, enquanto Samara Martins (UP) e Romeu Zema (Novo) aparecem com 1% cada. Brancos, nulos ou nenhum somam 4%, e os indecisos representam 2%.

Na contagem de votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos, Flávio Bolsonaro aparece com 48% e Lula com 40%. Augusto Cury, Renan Santos e Ronaldo Caiado têm 3% cada, enquanto Samara Martins e Romeu Zema registram 1%. O recorte regional do Datafolha confirma a diferença entre os dois no eleitorado fluminense.

Segundo turno

O levantamento também simulou um eventual segundo turno entre Flávio Bolsonaro e Lula. Nesse cenário, Flávio aparece com 51%, enquanto Lula registra 42%. Brancos, nulos ou nenhum somam 6%, e 1% dos entrevistados não soube responder. Os mesmos percentuais já haviam sido registrados na pesquisa anterior.

Os dados mostram diferenças quando o eleitorado é dividido de acordo com a preferência para o governo do estado. Entre os eleitores de Douglas Ruas (PL), Flávio Bolsonaro registra 89% e Lula, 4%. Entre os eleitores de Eduardo Paes (PSD), Lula aparece com 65%, diante de 20% de Flávio. Já entre os eleitores de Garotinho, Flávio soma 50% e Lula, 24%.

Esses recortes mostram como as disputas estadual e presidencial apresentam padrões distintos dentro do eleitorado do Rio de Janeiro.

Avaliação do governo Lula no Rio

O Datafolha também mediu a avaliação do governo federal entre os eleitores fluminenses. Segundo o levantamento, 55% desaprovam o trabalho do presidente Lula, enquanto 42% aprovam e 3% não souberam responder.

Na avaliação geral do governo, 49% classificam a gestão como ruim ou péssima, 29% como ótima ou boa e 20% como regular.

A pesquisa ouviu 1.204 eleitores e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números RJ-02070/2026 e BR-01272/2026. Os dados foram divulgados pelo G1 e pela Folha de S.Paulo.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

Atendimento será realizado das 11h às 18h, em Colubandê, e receberá demandas urgentes de moradores de São Gonçalo, Niterói, Maricá e Itaboraí.
Unidade é projetada para atender cerca de 9 mil moradores, mas imóvel ainda passará por transformação antes da abertura.
Espaço foi entregue no Fonseca dentro de pacote de urbanização; Prefeitura prevê duas novas áreas semelhantes na comunidade.
Iniciativa recebeu segundo lugar em prêmio estadual após seis meses de atuação; Prefeitura prevê ampliar atendimento em 2027.
Programa realiza adequações conforme as condições de cada imóvel, mas balanço divulgado não informa tamanho atual da fila de espera.
Curso de avaliação biopsicossocial recebeu 180 inscrições, mas selecionou 50 participantes para a formação.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.