Vacinação infantil contra covid tem baixa adesão no Brasil

Imagem de divulgação sobre vacinação infantil

A baixa cobertura da vacinação infantil contra a covid-19 mantém crianças expostas a complicações que podem exigir internação. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações, apenas 5% das crianças pequenas no Brasil completaram o esquema de três doses contra a doença. O alerta foi divulgado na sexta-feira (23) pela Agência Brasil, após entrevista com a direção do programa durante evento de imunização realizado no Rio de Janeiro.

Em 2026, o país registrou mais de mil hospitalizações por quadros respiratórios graves associados ao coronavírus entre menores de 14 anos. Foram contabilizadas 25 mortes de crianças e adolescentes, das quais 15 ocorreram entre menores de dois anos. Os números reforçam a necessidade de acompanhar o calendário vacinal mesmo após o fim da emergência sanitária.

A vacina contra a covid-19 integra o calendário infantil desde 2024. O esquema rotineiro prevê aplicações aos seis, sete e nove meses de idade, conforme a orientação do Ministério da Saúde, com possibilidade de atualização para crianças que perderam doses.

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, relacionou a baixa adesão à circulação de informações falsas sobre vacinas. Segundo ele, o país dispõe de estoques e contratos para abastecimento dos imunizantes.

Para conferir a situação vacinal, pais e responsáveis devem procurar uma unidade de saúde com a caderneta da criança. A equipe poderá avaliar as doses já recebidas e orientar a atualização do esquema, de acordo com a idade e as recomendações vigentes.

Foto: Divulgação. Fonte: Observatório Fiocruz.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na sexta-feira (23), a suspensão e o recolhimento de dispositivos médicos após identificar irregularidades em processos de fabricação e em testes de qualidade. As decisões foram publicadas

Carreta da Saúde da Mulher permanece em Nilópolis até 31 de outubro e já contabiliza 1.990 atendimentos.
Centro de Imagens de Volta Redonda supera 60% de obras e recebe investimento em sete equipamentos, segundo a Prefeitura.
Clínica da Família João da Silva é inaugurada em Mangaratiba com consultórios, vacinação e previsão de base do Samu.
Primeira UBS de Icaraí está em fase final de implantação, mas Prefeitura ainda não divulgou abertura, equipe, horários nem regras de acesso.
Hospital da Mulher de Barra Mansa agenda exames preventivos do colo do útero em 24 e 29 de outubro; veja o WhatsApp para marcar.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.