Religiões se unem para celebrar o dia de São Jorge no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução

Pelo terceiro ano consecutivo, o Dia de São Jorge (23 de abril) será marcado por um ato inter-religioso no bairro Partenon, em Porto Alegre. A celebração promove a integração entre fiéis católicos e praticantes de religiões de matriz africana, unindo as figuras de São Jorge e Ogum, símbolos de coragem e força guerreira.

Sincronia de Fé e Resistência

Enquanto as missas ocorrem no interior da Igreja de São Jorge, o lado externo recebe as bênçãos da Família Yecari, do Terreiro de Batuque Sociedade Beneficente Cultural Oxum e Oxalá. O evento, realizado em parceria entre o Padre Sérgio Belmonte e o Pai Ricardo de Oxum, busca resgatar a ancestralidade e o respeito mútuo. Segundo Pai Ricardo, o ato simboliza a resistência de povos que, historicamente, precisaram utilizar o sincretismo para professar sua fé. “O Rio Grande do Sul possui o maior número de praticantes de matriz africana no Brasil, mas ainda enfrenta preconceito. Este evento tenta quebrar bloqueios e mostrar que as duas tradições podem caminhar juntas”, afirma o sacerdote.

Histórias de Conexão

A celebração atrai milhares de pessoas, como a filha de santo Roseli Debem Sommer. Criada no catolicismo e convertida à matriz africana aos 19 anos, ela vê no santo guerreiro um protetor comum. Roseli destaca que manifestações semelhantes da Família Yecari também ocorrerão em Rio Pardo e Santa Maria, reforçando a importância da união espiritual.

Programação e Rituais

  • As atividades começam às 8h e incluem:
  • Banho de Cheiro: Ritual de abertura realizado pela Família Yecari.
  • Missas e Bênçãos: Atendimento aos fiéis durante todo o dia.
  • Lavagem das Escadarias: Ato simbólico de purificação e renovação de energias após a procissão, por volta das 18h30.

O Batuque, religião de matriz africana predominante no estado, foca no culto aos orixás e possui raízes em povos da Guiné, Benin e Nigéria. Atualmente, a Família Yecari reúne mais de 50 mil integrantes na América Latina, promovendo ações sociais e diálogo religioso.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

A droga estava distribuída em 20 sacas de café dentro de um dos contêineres de um embarque de 77 toneladas com destino a Barcelona.
As obras no Centro Luiz Gonzaga incluem recuperação estrutural, impermeabilização, acessibilidade e melhorias nas instalações do espaço cultural.
Brasil produziu 36,7 bilhões de litros em 2025 e atingiu maior produtividade da série pesquisada pelo IBGE.
País chegou a 103,5 milhões de pessoas ocupadas no trimestre encerrado em agosto.
Operação também alcança 300 páginas do Facebook e 90 perfis do Instagram.
Diretores e secretarias de Educação têm última oportunidade para revisar informações do Censo Escolar 2026.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.