O Banquete das Máscaras: Onde o Bilhão é Invisível

A hipocrisia é o mais refinado dos venenos, servido em taças de cristal para um povo que ainda luta pelo pão. No dicionário, é a arte de fingir virtudes que não se possui. Na política brasileira, é um método de sobrevivência. É o dedo em riste de quem condena o cisco no olho do vizinho enquanto ignora uma viga de ouro encravada no próprio peito. É o teatro do absurdo encenado com o suor do pagador de impostos.

Lembram-se de março de 2022? O ar pesava com o cheiro da falsa moralidade. Um certo parlamentar do PT, em tom profético e colérico, bradava nas redes sociais contra o gasto de 2 milhões de reais no cartão corporativo do governo anterior. Chamava-o de perdulário. Fazia contas alarmistas, previa o caos e clamava por austeridade como se fosse um monge franciscano. Naquela época, a indignação era um vulcão em erupção, pronta para incinerar qualquer centavo que não passasse pelo seu crivo ideológico.

Mas o cenário mudou e as máscaras caíram. O figurino agora é de seda, e os atores são os mesmos que antes pregavam a pobreza. O atual governo, aliado íntimo do tal parlamentar, já derreteu no mesmo cartão a cifra estratosférica de 1,4 bilhão de reais. E o que temos agora? Um silêncio sepulcral. A fúria desapareceu. O “perdulário” de ontem virou o “gastador necessário” de hoje. A verba que antes era pecado capital, agora é tratada como virtude administrativa.

É um tapa na “cara” do Brasil real. Enquanto o bilhão flui livremente pelos corredores acarpetados de Brasília, milhões de brasileiros seguem esquecidos, sobrevivendo na miséria absoluta dos sertões secos, das favelas sem saneamento e dos rincões onde o Estado só aparece para cobrar, nunca para estender a mão. É um drama nacional: a elite política esbanja com o plástico oficial, enquanto o pai de família, em algum canto desolado deste país, conta moedas para garantir ao menos uma refeição.

Onde foi parar a coerência? Onde se meteu aquela ética inabalável que rugia na oposição? Morreu no dia da posse. Isso é hipocrisia em estado puro, um escárnio com a inteligência de quem produz e carrega o piano. É alarmante que o silêncio de quem antes gritava seja hoje o maior cúmplice dessa farra. A indignação não pode ter partido e a repulsa deve ser o grito de quem não aceita mais ser figurante nesse banquete de hipócritas. Acorde! A conta é sempre sua, mas o banquete é só deles.

Por Alexandre França – Jornalista

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Picture of Alexandre França

Alexandre França

Jornalista do Jornal O Fluminense, ajudando a dar continuidade a uma história de tradição e seriedade no jornalismo brasileiro.

Leia também:

Por: Welltngton Inácio A inteligência artificial deixou de ser uma promessa distante na medicina e passou a integrar rotinas de apoio clínico, organização de prontuários, análise de dados e suporte à tomada de decisão. Com

Atividade perde ritmo, confiança cai e inadimplência avança, mas emprego ainda forte impede, por enquanto, um diagnóstico de crise.
Senacon abriu 70 processos contra postos por suspeita de aumento abusivo. Veja como comparar preços, guardar provas e denunciar irregularidades.
Atividade brasileira cai pelo segundo mês seguido, consumo das famílias perde força e o Rio entra no fim de setembro com um recado de cautela para empresas e consumidores.

Direitos, planejamento e cidadania LOAS: a matemática da pobreza Por: Glauco Wamburg O Benefício de Prestação Continuada é a última trincheira de dignidade para quem necessita, possui os requisitos e não tem outra fonte de

Mutirão de dívidas: veja como negociar Por: Wellyngton Inácio Quem precisa reorganizar o orçamento ganhou uma oportunidade para tentar reduzir dívidas e buscar condições de pagamento mais compatíveis com a renda. O Mutirão Estadual de

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.