O Rio de Janeiro encerra esta semana com um sinal econômico relevante para quem vive a rotina das cidades: a atividade continua girando, mas cobra cada vez mais da infraestrutura urbana. O retrato mais fiel disso aparece no setor de serviços, no transporte metropolitano e nas obras que já afetam o deslocamento diário em Niterói e São Gonçalo. Não se trata de uma semana de manchete grandiosa. Trata-se de uma semana de impacto concreto, daquelas em que o cidadão fluminense percebe no trajeto, no frete, no atraso e no custo de vida se a gestão pública está ou não conseguindo transformar planejamento em resultado. O avanço dos serviços no país ajuda a explicar por que esse tema merece atenção especial.
O primeiro dado da semana veio do IBGE. O volume nacional de serviços avançou 0,1% em fevereiro, atingindo novo recorde da série, e o Rio de Janeiro apareceu entre os destaques positivos, com alta de 1,0% na comparação mensal. Para o estado, isso tem peso direto, porque o setor de serviços concentra grande parte do emprego urbano, da circulação de renda e da sustentação dos pequenos negócios. Quando transporte, logística, tecnologia e serviços prestados às empresas seguem ativos, o estado ganha algum fôlego adicional. O ponto central é que o crescimento do serviço não pode ser lido como abstração estatística. Ele chega ao comércio, ao aplicativo, à entrega, ao atendimento e à renda de quem trabalha todos os dias.
O segundo movimento da semana é estrutural. O governo estadual colocou em circulação o primeiro anuário de transporte e mobilidade do Rio de Janeiro, um diagnóstico que ganha importância porque mobilidade deixou de ser apenas tema operacional e virou variável econômica. Transporte ruim encarece mercadoria, amplia o tempo de deslocamento, reduz produtividade e pressiona o orçamento das famílias. Por isso, a radiografia da mobilidade fluminense interessa ao trabalhador, ao empresário e ao poder público. Quando o estado mapeia com mais precisão ônibus intermunicipais, metrô, trens e barcas, ele admite na prática que o custo de deslocar pessoas e mercadorias já pesa no desempenho econômico da Região Metropolitana.
Em São Gonçalo, esse debate aparece no avanço do MUVI. As mudanças recentes no trânsito do Alcântara mostram que a obra deixou de ser anúncio e passou a interferir diretamente na circulação real da cidade. O corredor terá 18 quilômetros de extensão e investimento de R$ 287 milhões, com pistas preferenciais para ônibus, drenagem, calçadas e ciclovias. No curto prazo, isso significa transtorno e adaptação. No médio prazo, pode representar redução de tempo perdido, melhor conexão entre bairros e alívio para áreas comerciais que dependem de circulação eficiente. A obra que mexe com a economia local deve ser observada sob esse prisma.
Em Niterói, a vistoria nas obras de contenção do Morro do Pires reforçou outra face da mesma discussão. Obra de encosta raramente entra no debate econômico, mas deveria. Quando a cidade protege áreas sujeitas a deslizamento e evita bloqueios em períodos de chuva, ela preserva circulação, reduz risco de interrupção e protege a atividade urbana. Em uma região marcada por gargalos viários, resiliência também é eficiência prática e econômica.
A leitura final da semana é objetiva: a economia fluminense continua reagindo, mas dependerá cada vez mais da capacidade do estado e dos municípios de tornar mobilidade, obra e infraestrutura elementos reais de competitividade. Sem isso, o crescimento do serviço perde força antes de chegar inteiro ao bolso do cidadão e compromete ganhos mais consistentes no médio prazo.