Governo Federal atrasa subsídio e provoca risco de faltar diesel

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis emitiu um alerta sobre o risco de desabastecimento de óleo diesel no mercado nacional a partir de junho. A entidade empresarial denuncia que o governo federal atrasou o pagamento das subvenções financeiras que entraram em vigor em 12 de março.

O atraso no repasse dos valores compromete o fluxo de caixa do setor de energia. As companhias privadas de importação respondem por cerca de 25% a 30% do consumo do país. Na mesma época, a gestão federal extinguiu a cobrança de tributos como PIS e Cofins.

Ao todo, 23 empresas privadas e estatais estão devidamente habilitadas no programa de subvenção pública. A Agência Nacional do Petróleo justificou que a liberação dos recursos dependia do envio de dados fiscais por parte da Receita Federal para a validação dos cálculos de reembolso.

A ingerência do Estado na economia e a falta de cumprimento dos compromissos financeiros contratuais geram forte insegurança jurídica. O setor produtivo nacional exige responsabilidade fiscal da administração pública para garantir o livre mercado e o abastecimento das famílias brasileiras.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

A Prefeitura de Rio das Ostras anunciou a aplicação de reposição salarial de 4,22% sobre os vencimentos básicos de servidores municipais a partir da folha de outubro. A medida consta da Lei nº 3.293, de
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, anunciou nesta quinta-feira (15) a antecipação do pagamento de outubro dos servidores municipais para quarta-feira, dia 28. A administração informou que tradicionalmente a folha é quitada no
Pagamento de outubro será feito no dia 28; mudança cria período prolongado até o feriado de Finados.
Tomorrow.Blue Economy será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, com programação complementar na Praia de Icaraí.
Justiça do Trabalho homologou negociação que também inclui aviso prévio, multa de FGTS e regras contra novas dispensas em massa.
Mercado reagiu ao cenário eleitoral, à discussão sobre jornada de trabalho e à inflação nos Estados Unidos.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.