Porta-aviões americano USS Nimitz atraca no litoral do Rio de Janeiro Navio da Marinha dos Estados Unidos participa da Operação Southern Seas 2026 na costa brasileira

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

O porta aviões USS Nimitz, da Marinha dos Estados Unidos, atracou nesta quinta-feira no litoral do Rio de Janeiro durante a Operação Southern Seas 2026, coordenada pela 4ª Frota norte americana. Considerado um dos maiores navios militares do mundo, o Nimitz integra o Comando Sul da Força Naval dos Estados Unidos e atua como base móvel para operações marítimas de grande alcance.

A embarcação possui capacidade para transportar dezenas de aeronaves, além de sistemas avançados de comunicação, monitoramento e coordenação naval. O navio também pode permanecer longos períodos em atividade sem necessidade imediata de apoio externo, característica estratégica para missões internacionais e exercícios conjuntos.

Segundo informações divulgadas pela Marinha dos Estados Unidos, a Operação Southern Seas busca ampliar a cooperação entre países parceiros, fortalecer relações marítimas e aprimorar a integração operacional entre forças participantes. A iniciativa ocorre desde 2007 e chega agora à sua décima primeira edição. A presença do porta aviões no litoral brasileiro também reforça a relevância estratégica do Atlântico Sul para exercícios militares, ações de cooperação e monitoramento marítimo internacional.

Compartilhe:

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Email
Picture of Jornal O Fluminense

Jornal O Fluminense

Há mais de 148 anos, nossa missão é informar com seriedade, defender o interesse público e acompanhar o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente.

Leia também:

A cidade entrou no Estágio 2 na noite de terça-feira com ventos fortes e chuva prevista; o COR registrou ocorrências de árvores em vias.
A droga estava distribuída em 20 sacas de café dentro de um dos contêineres de um embarque de 77 toneladas com destino a Barcelona.
Operação apreendeu 14 pinturas durante buscas no Rio; investigadores apuram a entrada e a comercialização de uma obra peruana do século 17.
Cursos, oficinas e eventos de tecnologia serão oferecidos em 12 unidades do Rio; inscrições são gratuitas pela plataforma Oportunidades Cariocas.
A primeira PPP de ônibus elétricos do país prevê veículos no Sistema RIO a partir do segundo semestre de 2027 e garagem de recarga na Maré.
As obras no Centro Luiz Gonzaga incluem recuperação estrutural, impermeabilização, acessibilidade e melhorias nas instalações do espaço cultural.

Edições Certificadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga os canais de notícias da sua região

Mantenha-se informado sobre  que acontece na sua região seguindo os canais de notícias do Jornal O Fluminense.